João Pessoa
Feed de Notícias

PBGÁS apresenta espetáculo artístico em escolas de João Pessoa e Campina Grande

terça-feira, 26 de novembro de 2013 - 18:48 - Fotos: 

A partir desta quarta-feira (27), escolas estaduais de ensino médio e fundamental, das cidades de João Pessoa e Campina Grande, serão palco de apresentações de um projeto artístico realizado pela Companhia Paraibana de Gás (PBGás), com a finalidade de informar e debater junto a estudantes as características do gás natural e sua relação com o meio ambiente.

O projeto, intitulado “Gás em Cena – Gasdutinho vai à Escola”, inicialmente será levado para 10 escolas públicas, sendo sete em João Pessoa e três em Campina Grande. Os artistas responsáveis pela encenação, que é uma peça teatral musicada do início ao fim, pertencem ao Grupo de Teatro Bigorna, vencedor do edital que foi lançado pela PBGás no último mês de agosto, destinado a artistas interessados em apresentar proposta educativa sobre o gás natural. O responsável pela direção do espetáculo é o diretor e ator Fernando Teixeira, um dos principais nomes do teatro paraibano na atualidade.

A rodada de apresentações terá início às 10 h desta quarta-feira, no Centro Estadual de Ensino Sesquicentenário, localizado no Conjunto Pedro Gondim. Ainda nesta data, o espetáculo será levado à Escola Estadual Padre Ibiapina, no bairro de Mandacaru. As apresentações prosseguem em dias e horários alternados até o dia 5 de dezembro, na cidade de Campina Grande.

Antes da apresentação nas escolas, o grupo fez sua estreia na tarde dessa terça-feira (26), no auditório do Hotel Village, uma apresentação específica para a equipe de colaboradores da PBGás, dentro da programação da 5ª Sipatma (Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho), evento que está sendo realizado pela Companhia ao longo desta semana.

O espetáculo do Grupo Bigorna, de acordo com a proposta apresentada ao concurso lançado pela PBGás, conta com cinco atores em cena que interpretam, de forma divertida, os cinco gases que compõem o gás natural – Metano, Etano, Dióxido de Carbono, Propano e Nitrogênio. Eles dançam, cantam e narram, através de músicas, as qualidades do gás natural, sua importância e sua contribuição para o meio ambiente.

Programação – O musical leva a assinatura do maestro e compositor paraibano Eli-Eri Moura. Com texto escrito e dirigido por Fernando Teixeira, o elenco é composto pelos atores Dema Camazzo, Evaldo de Sousa, Fabíola Morais, Lisianne Sariava e o menino Erê Morais, no papel de Gasdutinho, mascote da companhia.

Na quinta-feira (28), o trabalho será apresentado nas escolas Raul Córdula e Padre Roma, respectivamente, nos bairros da Torre e Altiplano. Na sexta, receberão as apresentações as escolas Papa Paulo VI (Cruz das Armas), e Lyceu Paraibano (centro). Já a escola estadual José Lins do Rego, no bairro do Cristo, receberá sua apresentação no dia 3 de dezembro.

As últimas apresentações acontecerão em Campina Grande no dia 5 de dezembro e nos três turnos, respectivamente, nas escolas Professor Antonio Silveira, Assis Chateaubriand e Virgínius da Gama e Melo.

O projeto é uma ação amparada nas práticas de responsabilidade socioambiental da Companhia, política voltada para incentivar atividades nas áreas de esportes, cultura e meio ambiente, com foco nos seus valores institucionais. Para aprovação da iniciativa, a empresa considerou a necessidade dos jovens terem mais conhecimento sobre o Gás Natural como potencial energético com ampla tendência de desenvolvimento nos próximos anos.