João Pessoa
Feed de Notícias

PB vacina 245 mil crianças contra pólio e postos abrem esta semana

segunda-feira, 21 de setembro de 2009 - 16:25 - Fotos: 

A Paraíba conseguiu vacinar 245.192 crianças contra a paralisia infantil, somente no ‘Dia D’ da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que aconteceu no sábado (19). O Estado atingiu 77,43% dos 316.674 paraibanos menores de 5 anos. O percentual é maior do que as médias do Nordeste (75,47%) e do País (71,94%). O coordenador do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walter Albuquerque, avaliou que a cobertura alcançada no primeiro dia foi “excelente”, mas lembrou que 71.482 crianças ainda precisariam tomar o reforço. A campanha termina na próxima sexta-feira (25).

Walter Albuquerque disse que alguns municípios ainda não informaram a cobertura alcançada no primeiro dia e, por isso, o percentual de crianças vacinadas na Paraíba pode ser ainda maior. “Atingiremos com tranquilidade a meta do Ministério da Saúde que é vacinar, pelo menos, 95% das crianças menores de 5 anos. Os pais que, por algum motivo, não levaram seus filhos aos postos de vacinação no sábado, devem fazer isso até sexta-feira. Há vacinas suficientes nos postos fixos, que são cerca de mil unidades de saúde dos municípios”, disse.

Coberturas – Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), no ‘Dia D’ a Paraíba foi o quarto Estado no Nordeste que mais vacinou suas crianças, proporcionalmente, e o 12º do País. Na região, Piauí foi o Estado que conseguiu a cobertura mais alta, vacinando 86,49% de suas crianças, seguido de Sergipe (86,35%), Ceará (80,48%), Paraíba (77,43%), Bahia (77,05%), Rio Grande do Norte (74,12%), Pernambuco (71,61%), Alagoas (69,25%) e Maranhão (65,70%).

Pelo calendário básico de vacinação, a criança deve tomar três doses da vacina contra a pólio, aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de um reforço, aos 15 meses. Depois disso, ela deve ser imunizada duas vezes por ano, durante as campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde, junto com Estados e municípios, até os 5 anos de idade. “Como não há a certeza absoluta de que uma criança formou anticorpos necessários para protegê-la da doença, existem os reforços, através das múltiplas campanhas de vacinação, que servem para dar mais oportunidades ao organismo de desenvolver a sua defesa”, explicou Walter.

Estrutura – Com o slogan adotado pelo Ministério da Saúde, mais de 4 mil profissionais se mobilizaram no sábado (19) em 1.520 postos de vacinação fixos e volantes na Paraíba. A abertura oficial da campanha, no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, foi feita pelo vice-governador Luciano Cartaxo e o secretário da Saúde, José Maria de França.

O evento contou com a participação de Deivson Rodrigues Gonçalves, 22 anos, último caso de poliomielite do Brasil, registrado em 1989. Ele posou para fotos ao lado de ‘Zé Gotinha’ e ‘Mamãe Gotinha’, autoridades e crianças e incentivou os pais a levarem seus filhos para ser vacinados.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB