João Pessoa
Feed de Notícias

PB tem crescimento superior a 100% em grupos de turistas da CVC

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 - 18:52 - Fotos: 

Foto: José Marques/Secom-PB

O fluxo de turistas trazidos pela CVC para a Paraíba cresceu mais de 100% em janeiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com dados da CVC, foram 2,3 mil turistas enviados ao Estado em janeiro do ano passado, contra 5.632 turistas registrados em janeiro de 2012. Os números foram divulgados na manhã desta quarta-feira (8), na abertura do 18º Workshop & Trade Show CVC, em São Paulo, que contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, representantes da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e do trade turístico.

Esta é a segunda vez que o governador Ricardo Coutinho visita o Workshop da CVC para estreitar os laços institucionais com a operadora e com as grandes agências de viagens brasileiras. Durante o evento, houve o lançamento oficial do roteiro conjugado “João Pessoa e Costa do Conde” aos agentes de viagens de todo o Brasil, uma das principais apostas da operadora para os próximos meses.

O governador Ricardo Coutinho destacou que o crescimento dos grupos da CVC é resultado do trabalho de aproximação com a operadora iniciado no ano passado, com a política de desenvolvimento do turismo de forma sustentável. Ele acrescentou que os desafios da Paraíba são muitos, mas que o Governo investe em obras importantes, como o binário e o saneamento de Jacumã e do Conde, o saneamento e abastecimento de Lucena e o Centro de Convenções de João Pessoa. “Não adianta desenvolver o turismo sem pensar no bem-estar da população local. Esse é o diferencial que buscamos”, destacou.

Ricardo Coutinho representou os governadores na abertura do Workshop da CVC, que também contou com a participação do secretário executivo do ministério do Turismo, Waldir Simão, o presidente da Agência Brasileira de Agentes de Viagens, Antônio Azevedo, o proprietário da CVC, Guilherme Paulos, e o secretário de Turismo de São Paulo, deputado federal Márcio França.

Acompanhado dos secretários de Turismo, Renato Feliciano, de Comunicação, Nonato Bandeira, e da presidente da PBtur, Ruth Avelino, Ricardo percorreu a feira e conversou com representantes dos 14 hotéis e da Look Receptivo, que integraram o stand da Paraíba.

Crescimento – De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, os dados oficiais da CVC atestam os resultados que têm sido obtidos pelo trade turístico em toda a sua cadeia produtiva. São números que fecham com a média de 90% de ocupação dos hotéis e com um crescimento de 20% no movimento de pessoas nos bares e restaurantes. Aliado a esses índices, soma-se o aumento de 18% na movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa.

Ruth destacou, também, o aumento da participação do setor hoteleiro no próprio Workshop da CVC, este ano. Na edição de 2011, apenas seis executivos de vendas dos hotéis estiveram presentes no evento. Neste ano, são 16, dos quais 15 são da Capital paraibana, e um, da Costa do Conde. “A formatação do roteiro conjugado amplia o leque de opções para o turista e reforça a integração do setor hoteleira da Capital e do Conde”, disse.

Foto: José Marques/Secom-PB

Opções de roteiros – Ricardo Coutinho disse que os visitantes vão se surpreender com a Paraíba e com a diversidade de locais como a Pedra da Boca, o Lajedo de Pai Mateus, o Vale dos Dinossauros, o patrimônio histórico de João Pessoa e com o belo litoral do Estado. “Este ano, vamos realizar um sonho antigo: a inauguração do Centro de Convenções, que irá impulsionar o desenvolvimento do Polo Turístico e aumentar a capacidade hoteleira do Estado. Essa é a Paraíba que está de braços abertos para receber bem o turista”, completou.

Renato Feliciano observou que este ano o stand da Paraíba dobrou de tamanho, devido ao aumento do número de hotéis, que sentem o aquecimento do turismo. “O Governo vem trabalhando em parceria com o trade turístico e os resultados são fenomenais, com o desenvolvimento de toda cadeia do turismo. É mais emprego e renda para a população”, constatou.

Parceiros – Além da PBTur, que coordena o estande da Paraíba no Workshop da CVC, estão presentes 15 hotéis e um resort, agências de receptivo e as secretarias de Turismo de João Pessoa, Conde e Cabedelo, e os executivos da ABIH-PB, Convention Bureau de João Pessoa. Também participaram do evento o secretário executivo do Turismo, Valter Aguiar, e o diretor de Marketing da PBTur, Temi Cabral.