João Pessoa
Feed de Notícias

PB prepara seminário que vai discutir a transposição do São Francisco

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 - 17:54 - Fotos: 
Uma reunião preparatória para o seminário “Águas do Rio São Francisco na Paraíba: sustentabilidade sócio-econômica-ambiental” foi realizada nesta quarta-feira (16), no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa. Na oportunidade foi discutida a pauta do evento programado para o próximo dia 22 de março.

O seminário, coordenado pelo deputado estadual Francisco de Assis Quintans, vai acontecer no dia em que se comemora o 19º aniversário do Dia Internacional da Água. O evento vai acontecer na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a participação de vários parceiros, entre universidades estatais e privadas, governos estadual e federal e entidades da sociedade civil.

O coronel João Ferreira Filho, engenheiro civil e militar, disse que serão discutidos vários fatores em relação à transposição do rio São Francisco para a Paraíba, entre eles o que será feito para receber a água e o seu emprego. Durante o seminário serão discutidas propostas para a distribuição da água na Paraíba, elaboração de um plano diretor de estradas vicinais nas áreas de abrangência dos rios que serão regularizados com as águas do Projeto de Irrigação do São Francisco, bem como a viabilidade sócio econômica da implantação de cinco vilas produtivas rurais com infraestrutura de produção e comercialização.

De acordo com o projeto a ser apresentado durante o seminário, estão integrados quatro rios – Paraíba, Piancó, Piranhas e Peixe. Para que as 51 cidades listadas sejam contempladas, terão que providenciar o tratamento do esgotamento sanitário.

As ações a serem executadas pelo Governo do Estado dentro do Projeto de Irrigação do São Francisco serão discutidas e apreciadas no seminário e posteriormente levadas ao plenário da Assembléia Legislativa.

Na reunião desta quarta-feira, o Governo do Estado esteve representado pelo gerente de irrigação da Secretaria de Desenvolvimento Humano, José Antunes de Oliveira e ainda contou com a presença do arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto.