Fale Conosco

27 de maio de 2009

PB no Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social



A secretária estadual de Desenvolvimento Humano Giucélia Figueiredo participa, nesta quarta-feira (27), do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), em Bonito, no Mato Grosso do Sul.  Foram convidados 27 secretários de todo o País.

A secretária Nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes, que participa como representante do ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, abre o evento que termina nesta quinta-feira (28).

O encontro do Fonseas será aberto às 19 horas no Centro de Convenções do município, com a presença da secretária de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul e presidente do Fonseas, Tania Mara Garib, que é anfitriã. No dia 28, os trabalhos do fórum acontecem no Hotel Marruá, durante todo o dia.

O Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social é um espaço de articulação para o fortalecimento dos Estados na implementação de ações descentralizadas e participativas na área social. Tem como principal finalidade fazer com que sejam cumpridos os princípios e diretrizes da Constituição Federal e da Lei Orgânica da Assistência Social, além de formular estratégias para subsidiar a aplicação da Política Nacional de Assistência Social.

As reuniões acontecem a cada três meses, em Estados diferentes. O fórum foi criado em 1° de setembro de 1994, em Fortaleza (CE). Mato Grosso do Sul sediou o terceiro e o 28° encontro, que aconteceram em Campo Grande.

A diretoria executiva do órgão é presidida pela secretária de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul, Tania Mara Garib. Tem como secretária executiva Solange Bentes Jurema de Alagoas e como tesoureira, Gilvana Nobre Rodrigues Freitas, do Piauí. Os outros membros serão definidos na reunião de Bonito, em virtude da alteração dos secretários em alguns Estados. 

Janaína Araújo, da Secretaria de Desenvolvimento Humano