João Pessoa
Feed de Notícias

PB escolhido para ‘projeto-piloto’ do Programa Nacional de Imunizações

quinta-feira, 1 de julho de 2010 - 17:13 - Fotos: 
A Paraíba foi escolhida pelo Ministério da Saúde para desenvolver um projeto-piloto de implantação do novo sistema de acompanhamento e avaliação do Programa Nacional de Imunização. Técnicos de João Pessoa e Campina Grande – onde o projeto será implantado – passarão por treinamento na próxima semana, ministrado por técnicos do Departamento de Informática do SUS (Datasus) e da Coordenação Nacional de Imunizações.

A capacitação acontecerá na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Capital. O novo sistema vai conter um histórico da população vacinada, evitando, por exemplo, que uma pessoa receba a mesma vacina duas vezes.

O coordenador estadual de Imunização, Walter Albuquerque, explicou que a Paraíba foi escolhida para desenvolver o projeto-piloto, por ser o primeiro Estado a reclamar junto ao Ministério da Saúde a necessidade da criação de um banco de dados mais seguro e confiável. A Paraíba também é responsável pelo desenvolvimento do formulário do registro de doses das vacinas que será utilizado pelos municípios de todo o País, nesse novo sistema.

Banco nominal – Ele lembrou que o sistema informações usado atualmente contém apenas campos para informar números, a exemplo de quantidade de doses de vacinas e de pessoas vacinadas. O novo banco de dados, além dessas informações vai conter o nome, o endereço e outros dados das pessoas vacinadas. “Será um banco nominal. Agora, os dados serão mais confiáveis e seguros. O histórico da pessoa vacinada estará disponível online e isso vai impedir que ela seja vacinada duas vezes, em locais diferentes, por exemplo. Se a pessoa não souber qual dose ou vacina tomou, ao ter os seus dados pessoais informados, o sistema dará essa informação”, disse.

O coordenador de Imunização explicou que logo após essa capacitação, as informações serão repassadas para todas as 1.025 salas de vacina do Estado. A previsão é que no início de agosto o sistema já esteja funcionando nas 180 salas de vacina de João Pessoa e nas 88 de Campina Grande. “Terminada essa primeira fase, nós iremos implantar o novo sistema em todo o Estado, de forma gradativa”, concluiu Walter Albuquerque.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB