João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba continua livre da dengue tipo 4 e notificações diminuem

segunda-feira, 18 de abril de 2011 - 10:10 - Fotos:  Arquivo/Secom-PB

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou novo boletim epidemiológico nº 12 com 5.355 casos suspeitos de dengue. Destes, 1.097 foram confirmados como sendo Dengue Clássica, e 447 foram descartados. Foram identificados 29 casos graves da doença, sendo 11 de dengue com complicações e 18 caos de dengue hemorrágica com a notificação da primeira morte em 2011.

O Boletim epidemiológico nº 12 corresponde à 14ª Semana epidemiológica, que vai até o dia 9 de abril. Apesar do aumento de 743 casos notificados em relação à semana anterior, João Pessoa, Patos e Monteiro – cidades com maior parte dos casos – começaram a controlar a incidência da doença. O município de Teixeira com 03 ocorrências é o que apresenta o maior número de casos de Dengue com Complicações, e João Pessoa apresenta o maior número de casos de Febre Hemorrágica com 06 casos, seguida de S. J. Ramos com 02 casos.

No início da semana saiu o resultado da Planilha de Isolamento Viral, documento enviado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que confirmou que na Paraíba não existe circulação da dengue tipo IV. De acordo com a Gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES Júlia Vaz, em João Pessoa e em Cajazeiras está circulando o vírus I e em Barra de Santa Rosa, o III.

Qualificação – Nesta terça-feira (19), a partir das 9h, acontece uma qualificação de médicos e enfermeiros dos 42 municípios que integram a III Gerência Regional de Saúde. O treinamento acontece em Campina Grande, no auditório do Hospital de Trauma, com profissionais do Hospital Universitário Alcides Carneiro e do Hospital Regional de Campina Grande, para o atendimento ao paciente com suspeita de dengue, baseado na classificação de risco. Esta é uma das diretrizes do Ministério da Saúde que tem como principal objetivo a redução da letalidade das formas graves da doença.