Fale Conosco

15 de junho de 2012

PB começa distribuição de mudas de abacaxi resistente a doenças



A Paraiba começa a se preparar para a diversificação da cultura do abacaxi no Estado, começando pela distribuição de mudas da variedade Vitória nas áreas de assentamento, e com isso retomar a posição de primeiro lugar na produção deste fruto em todo o país.

Na quinta-feira (14), a Emater Paraíba entregou no Assentamento Água Branca, no município de Pedra de Fogo, 7 mil mudas de abacaxi da variedade Vitória, resistente à principal doença que  ataca o fruto, que é a fusariose. O técnico Leôncio Vilar, assessor estadual da cultura, explicou que essa variedade dispensa aplicação de fungicidas, reduz a agressão ao meio ambiente e aumenta a produção de frutos, garantindo, dessa forma, redução de custos em torno de 10%.

Ele informou, ainda, que a partir do mês de julho mais 30 mil mudas serão distribuídas com os agricultores familiares das áreas de assentamento no município de Pedras de Fogo, uma vez que as associações de pequenos produtores rurais, que são as mais bem organizadas, reune-se uma vez por mês para discutir seus problemas e buscar alternativas para avançar com suas atividades agrícolas.

Sobre a posição de segundo lugar ocupado pela Paraíba com relação à produção de abacaxi, Leôncio Vilar justificou que o Pará superou a área plantada. Segundo dados do IBGE, o Estado do Pará, no ano de 2011, colheu uma área de 8.968 hectares e neste ano vai colher 10.597 hectares. Já a Paraíba, no mesmo período, passou de 9.331 hectares para 9.735 hectares.