Fale Conosco

21 de outubro de 2015

Paulistas são maioria entre os turistas que visitam o Destino Paraíba em 2015



Os paulistas são maioria entre os turistas que visitam a Paraíba este ano. É o que demonstra levantamento feito pelo Setor de Estatísticas da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), divulgado no último dia 19. A pesquisa revela que um total de 67.538 pessoas que se hospedaram num dos hotéis instalados na grande João Pessoa, de janeiro a setembro deste ano, vieram do estado de São Paulo. Os paulistas que visitaram o Destino Paraíba representam 20,99% do Fluxo Global de Turistas no Estado, que fica à frente dos 49.345 pernambucanos, nossos vizinhos.

Esses números positivos têm uma explicação. Entre os anos de 2011 a 2015, um universo de mais de 15 mil agentes de viagem brasileiros e internacionais foram capacitados sobre as potencialidades do Destino Paraíba. Essa ação de divulgação junto aos profissionais do Turismo vem sendo coordenada pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e entidades do trade paraibano (ABIH-PB, Abrasel-PB, Fecomércio-PB e Convention Bureau de João Pessoa e prefeituras). O resultado prático é a ocupação média da rede hoteleira paraibana em torno dos 70%.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que as capacitações de agentes de viagem visam exatamente apresentar o destino ao profissional que vai vender o pacote turístico ao consumidor final. “Esse é o diferencial. Nós criamos uma situação em que ficamos frente a frente com o agente de viagem. Falamos diretamente para a pessoa das nossas praias, dos nossos roteiros de turismo ecológico, das cidades históricas. Muitas pessoas confessam que até então nunca tinham ouvido falar sobre João Pessoa, Areia ou pôr do Sol de Cabedelo. Por isso investimos nessas capacitações por todos os estados do Sul e Sudeste, nas cidades do interior desses estados”, disse.

Em 2015 – Desde o início deste ano foram feitas capacitações em São Paulo, capital, cidades do grande ABC e o interior. Outras ações foram realizadas com operadoras como a CVC, NewIt e também com companhias aéreas (TAM e Gol). Também ocorreram roadshows no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal (DF). “Estamos presentes em todos os estados e nos principais eventos de turismo do Brasil e exterior. Em setembro promovemos treinamentos no Chile e na Argentina”, confirmou a executiva Ruth Avelino.

Paulistanos – Hospedados num hotel da orla de João Pessoa desde o último domingo (18), o casal Antonio e Roseane Demori mora em São Paulo, capital. Ambos estão em João Pessoa depois de comprarem um pacote de sete dias e seis noites numa grande operadora. Os dois, que são representantes comerciais, optaram pelo Destino Paraíba porque um parente mora na capital paraibana.

“Um primo vive aqui há vários anos e sempre nos convidava para conhecer João Pessoa. Sempre adiávamos, mas fizemos umas economias e estamos aqui. A cidade é linda. As praias são de deixar o queixo caído de tão bonitas e limpas”, revelou Roseane Demori. O marido declarou que pretende vir passar novas férias em João Pessoa. “Da próxima vez viremos para ficarmos mais dias. Devia ter vindo antes”, admitiu.