Fale Conosco

19 de maio de 2014

Patos sedia Curso de Codificação de Causa Básica de Mortes



A partir desta segunda-feira (19) até sexta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio das Gerências Executiva de Vigilância em Saúde e Operacional de Reposta Rápida, promove, no Hotel Fazenda Vale dos Espinharas, o “Curso de Formação em Codificação e Seleção de Causa Básica de Morte no Uso da Cid-10”. O curso é oferecido para profissionais da vigilância epidemiológica das Secretarias de Saúde de 30 municípios da III Macrorregião de Saúde.

O objetivo principal é capacitar técnicos na codificação e seleção da causa básica de óbitos, visando a qualificação do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), que é um sistema de vigilância epidemiológica em nível nacional, para captar dados sobre os óbitos do país a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todos os níveis do sistema de saúde.

O papel do codificador é transformar a nomenclatura das doenças contidas nos atestados de óbitos, formulados por médicos, em códigos que representam essas enfermidades de acordo com o que é compreendido e utilizado pelo Sistema sobre Informação de Mortalidade (SIM).

Esse método tem como finalidade investir na qualificação real da informação contida no atestado, evitar possíveis erros e, ainda, auxiliar em pesquisas que identificam as causas que mais levam a população ao óbito, tendo isso também como uma das ferramentas concretas para o investimento em políticas públicas de prevenção”, explicou a gerente dos Sistemas, Josefa Ângela Pontes de Aquino, que será a instrutora do curso.

No período de 26 a 30 de maio, o mesmo curso será realizado, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), em João Pessoa, no Hotel Nord Blue, na praia do Cabo Branco. Serão 30 técnicos: 20 da Paraíba e 10 de outros estados.