João Pessoa
Feed de Notícias

Patos: Maranhão inaugura conjunto habitacional e anuncia novas obras

segunda-feira, 24 de maio de 2010 - 08:25 - Fotos: 

“Compromisso com a moradia digna”. Com esse lema o governador José Maranhão entregou na noite desta sexta-feira (21) na cidade de Patos, 170 unidades habitacionais à famílias carentes, lançou o edital de licitação para a contratação da empresa que implantará o sistema sanitário  da cidade e ainda anunciou a ampliação do plano habitacional e seu retorno no próximo mês aquela cidade do Sertão paraibano para entregar obras que estão em andamento.

O anúncio das obras e a entrega das casas aconteceram no novo núcleo habitacional localizado as margens da rodovia federal de acesso a Itaporanga, no bairro Bivar Olinto. Uma multidão e as famílias contempladas pelas moradias receberam o governador. Na construção das moradias foram investidos cerca de R$ 2.8 milhões.

Maranhão foi bastante aplaudido quando disse que o plano habitacional do Governo do Estado vai beneficiar Patos com mais 1.500 moradias. “Não tenho soltado a colher de pedreiro e por isso a Paraíba é um canteiro de obras”, disse o governador.

O conjunto inaugurado faz parte do Programa “Pro-Moradia” do Governo do Estado em parceria com a Caixa Econômica Federal. A solenidade de entrega dos imóveis contou com a participação de várias autoridades, entre elas o prefeito de Patos, Nabor Wanderley; secretária Lena Guimarães; deputados federais Wilson Santiago, Manoel Júnioir; deputada estadual Francisca Mota; presidente da Cehap, Socorro Gadelha, vários prefeitos e lideranças políticas da região.

As novas proprietárias dos imóveis, Francisca Morais do Nascimento e Júlia Araújo da Veiga, receberam simbolicamente as chaves de suas casas das mãos do governador e do prefeito de Patos. As duas mulheres chegaram a chorar quando receberam as chaves das casas. Equipes da Cehap permanecem em Patos para entregar todas as chaves aos contemplados.

O governador disse que o objetivo do governo do Estado é reduzir o déficit habitacional, principalmente para famílias de baixa renda “para que se promova o acesso a moradia em ambiente saudável e melhorar a qualidade de vida da população”, lembrou Maranhão.

A presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular, Socorro Gadelha, disse que o objetivo é construir 6.320 unidades habitacionais, beneficiando 129 municípios, atingindo todas as regiões do Estado.

As moradias possuem sala, dois quartos, banheiro, cozinha, estrutura básica (água, luz e solução de esgoto e pavimentação), sendo que 25 delas são adaptadas para idosos e deficientes, inclusive os banheiros.

A escolha dos proprietários foi feita através de uma rigorosa seleção, inclusive com sorteio, sendo priorizadas as mães de famílias, idosos e deficientes. “80% das pessoas habilitadas são mães”, revelou Socorro Gadelha, presidente da Cehap. As famílias beneficiadas têm um prazo de duas semanas para ocuparem as casas.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, disse que Maranhão vai ficar na historia como o governador que mais levou obras para o município. “Patos hoje é um verdadeiro canteiro de obras e graças ao atual governo será 100% saneada”, lembrou Nabor

Próximas entregas – Ainda este ano estão previstas entregas de moradias nas cidades de Cajazeiras (160), Sousa (428), Soledade (60) e Nazarezinho (30). Para participar do Pró-Moradia, as famílias devem ter renda mensal de até três salários mínimos e não possuir imóveis. Ainda conforme o programa, as mães de famílias, idosos e deficientes terão prioridades.