João Pessoa
Feed de Notícias

Patchwork e renda renascença da PB serão destaques em Brasília

terça-feira, 9 de abril de 2013 - 10:34 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), pelo segundo ano consecutivo, vai expor o trabalho de artesãos paraibanos na 7ª Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Finnar), que acontece entre os dias 12 e 21 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Entre as principais tipologias apresentadas está a técnica do patchwork, que reúne diversos métodos de costura e pedaços de tecido. Para a artesã paraibana Honorina Figueiredo, o evento é uma oportunidade para a divulgação da arte, além de fidelizar clientes no período pós-feira. “No ano passado, vendi 95% das minhas peças e, neste ano, espero voltar para a Paraíba sem nada e com novos clientes e encomendas”, destacou a artesã.

Com cerca de 80 peças para exposição, entre passadeiras de mesa, mantas para sofás, capas para almofadas, móbiles, bolsas de tecido e pesos de porta, a artesã revela que o produto é bem aceito na capital federal. “Tenho duas alunas que se mudaram de Brasília para João Pessoa e, após conhecerem meu trabalho, na feira do ano passado, frequentam meu ateliê e agora fazem suas próprias peças”, revelou Honorina, que trabalha com patchwork há pelo menos 14 anos. As artesãs Carolina Piquer e Ana Maria Trigueiro também vão participar da Finnar 2013 com trabalhos em patchwork.

O trabalho delicado feito pelas rendeiras paraibanas será outra atração do estande do artesanato da Paraíba. Passada de geração para geração, a arte da renda renascença vai ser representada pela rendeira da cidade de Boqueirão, Maria das Dores.

“Estou levando blusas, vestidos, jogo americano, toalha de mesa e panos de bandeja que aprendi a fazer há 40 anos. Ano passado, recebemos encomendas e este ano esperamos bem mais. Quando voltar, já é hora da gente se preparar para o Salão do Artesanato, no mês de junho, em Campina Grande”, enfatizou a artesã que trabalha com as rendeiras da Associação das Artesãs do Ateliê Renascença, do município de São Sebastião de Umbuzeiro.

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) é vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e tem como gestora, Ladjane Barbosa.

Sobre a Finnar – A Feira Internacional de Negócios do Artesanato (Finnar) é direcionada a lojistas, arquitetos, designers, decoradores e apreciadores de arte. Promovida anualmente, tem como linha de produtos e serviços o artesanato brasileiro e internacional, além de oficinas, cursos, rodada de negócios, gastronomia, arte popular, exposição de reciclados, matéria prima, desfiles de moda e apresentações culturais.

O evento deve ocupar cerca de 3 mil metros quadrados, com 400 expositores, sendo 25 deles internacionais. Ainda serão oferecidas oficinas gratuitas de artesanato e culinária, apresentações de artistas populares, gastronomia e teatro. Na última edição, o evento recebeu mais de 100 mil visitantes.

Serviço – A feira acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado no Setor de Divulgação Cultural (SDC), Eixo Monumental, lote 5, Plano Piloto, em Brasília (DF). Durante a semana, o evento será aberto ao público no horário das 16h às 22h, e das 11h às 22h, aos sábados e domingos.