Fale Conosco

23 de abril de 2015

Parto prematuro mobiliza integrantes do Corpo de Bombeiros em João Pessoa



Um chamado de socorro diferente mobilizou integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), na tarde dessa quarta-feira (22). Uma mulher, de 33 anos, moradora do bairro de Cruz das Armas, na Capital, deu à luz a um bebê prematuro, de apenas seis meses, com o apoio dos bombeiros. Após o procedimento de primeiros socorros, mãe e bebê foram levados em segurança para o Hospital Frei Damião.

 

Conforme o cabo Israel Patrício, que participou do atendimento, inicialmente a viatura recebeu o chamado de um possível aborto. Chegando lá, percebeu que a mãe já tinha iniciado o trabalho de parto e que o bebê estava com vida. “Tranquilizamos a parturiente e seguimos todo o procedimento técnico com bastante cuidado, já que se tratava de parto delicado, por ser prematuro”, contou Israel.

 

“Já fiz alguns outros partos nesse tempo de serviço, mas esse foi o mais difícil. Quando se intensificaram as contrações, percebemos que a criança estava nascendo invertida. Tomamos todos os cuidados possíveis e, além das dificuldades apresentadas normalmente por esse tipo de parto, ainda tivemos que tirar o cordão umbilical que envolvia o pescoço do recém-nascido, assim como retirar também as secreções nas vias aéreas da criança que bloqueavam momentaneamente sua respiração”, detalhou.

 

Após todos os procedimentos, a criança, que estava arroxeada, voltou a coloração normal. “Chegamos ao hospital com ela bem e respirando”, completou Israel Patrício. Também participaram do socorro, o cabo Huglailson Everton e o cabo Belo dos Santos, do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar (BAPH).