João Pessoa
Feed de Notícias

Partida dos Jogos da Juventude reinaugura quadra do Ronaldão

terça-feira, 11 de novembro de 2014 - 16:10 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

O Ginásio Ronaldão recebeu, na manhã desta terça-feira (11), a primeira partida oficial de modalidade coletiva após sua reforma. A disputa pelos Jogos Escolares da Juventude foi entre dois times da primeira divisão de handebol – os colégios Diocesano (Paraíba) e Sapiens (Paraná). A equipe sulista levou a melhor, mas os atletas paraibanos jogaram bem e elogiaram a iniciativa do Governo do Estado em investir nos equipamentos esportivos e na organização da competição.

Quem aproveitou para prestigiar a primeira partida realizada na nova quadra do Ronaldão foi o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, que ressaltou o sucesso dos Jogos Escolares. “O evento em si vem coroar todos esses investimentos que fizemos e estamos fazendo no setor. É uma honra estarmos reinaugurando esse espaço aqui do ginásio Ronaldão, restaurado após sua primeira inauguração, há 20 anos. A obra ainda está sendo concluída na parte externa, mas a quadra está nova”, disse.

A reforma do ginásio Ronaldão já recebeu piso de quadra e teto novo, pintura, restauração da parte hidráulica e elétrica, além de reestruturação da arquibancada, que tem capacidade para cerca de 8 mil torcedores. No jogo de handebol desta terça-feira, o time do Colégio Diocesano, escola localizada em Itaporanga, no Sertão paraibano, marcou 22 gols. O grupo está entre os melhores da primeira divisão do handebol brasileiro. Mas, apesar de manter-se à frente do placar durante muito tempo, na última etapa da partida o Colégio Sapiens, do Paraná, conseguiu virar o jogo e fez 26 pontos. Ambas as equipes ainda jogam nesta fase de classificação.

Elogios – O atleta Caique Lucas Barbosa Correia, de 16 anos de idade, jogou pelo Colégio Diocesano nesta terça-feira e fez elogios ao investimento do Governo do Estado no desporto paraibano. “Os Jogos Escolares para a gente é como uma vitrine, pois somos de Itaporanga, de um colégio mais humilde, e temos contato no campeonato com atletas de fora, muitos deles da seleção brasileira”, afirmou. E ressaltou: “Sair de uma cidade que não tem muita estrutura e vir jogar em uma quadra como esta, com padrão de nível mundial, é um privilégio”.

Para o chefe da delegação da Paraíba nos Jogos Escolares da Juventude, José Hugo Falcão Coelho, o campeonato que está sendo realizado em João Pessoa conta com excelente infraestrutura para os atletas. “Há um bom tempo, os atletas nesses campeonatos chegavam com uma mochila nas costas, se alimentavam mal e dormiam em colégios, em um colchão no chão. Depois da atual gestão, nossos atletas saem do interior e vão para hotéis, com o mesmo tratamento dado aos jogadores que vêm de todo o País”, disse.

Ainda de acordo com José Hugo, há outros exemplos de melhorias, como a ascensão na qualidade dos atletas. “A Paraíba está na primeira divisão das modalidades coletivas. Para se ter mais ideia da melhora de infraestrutura oferecida para os nossos atletas, basta dizer que hoje, quando os nossos jogadores precisam disputar a etapa nacional em outro estado, eles vão de avião e antes viajavam dias de ônibus”, lembrou. “Outra coisa importante que deve ser lembrada é que os três primeiros colocados da primeira divisão nas diversas modalidades dos Jogos Escolares vão passar a receber o Bolsa Atleta”, acrescentou.