João Pessoa
Feed de Notícias

Participantes vão contribuir para elaborar relatório com propostas de melhoria do atendimento, na Pa

terça-feira, 11 de maio de 2010 - 15:43 - Fotos: 
A humanização no atendimento em saúde mental e a dependência química serão alguns dos assuntos abordados na III Conferência Estadual de Saúde Mental, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e que acontece a partir desta quarta (12) até a sexta-feira (14), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa. A abertura do evento será às 19h, com apresentação cultural e palestra sobre o tema ‘Saúde Mental: direito e compromisso de todos – consolidando avanços e enfrentando desafios’.

Durante o evento, serão escolhidos 22 delegados dos 532 selecionados nas conferências municipais, regionais e macrorregionais. Eles vão representar a Paraíba na IV Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada de 27 a 30 de junho deste ano, em Brasília (DF).  

A primeira conferência será do psicólogo Marcus Vinicius Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento é destinado a usuários, gestores e servidores da rede de saúde mental. Os participantes vão contribuir para elaborar um relatório com propostas de melhoria em saúde mental, na Paraíba. “A expectativa para esta etapa estadual é muito grande, porque a partir dessa discussão coletiva poderemos pactuar e priorizar as diretrizes para a política de saúde mental estadual”, afirmou a chefe do Núcleo de Saúde Mental da SES, Úrsula Leite. Ela acrescenta que entre os delegados escolhidos haverá a representação dos usuários, dos gestores e servidores.

Eixos temáticos – Na quinta-feira (13), serão debatidos os três eixos temáticos da conferência: ‘Saúde mental e políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais (financiamento, recursos humanos, modelo de gestão e protagonismo social)’; ‘Consolidação da rede de atenção psicossocial e fortalecimento dos movimentos sociais’ e ‘Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial’. No último dia do evento, será realizada a plenária para a socialização dos trabalhos e aprovação das propostas que elaboradas.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB