João Pessoa
Feed de Notícias

Participação das crianças demonstra interesse em apreender a prevenir acidentes

terça-feira, 21 de dezembro de 2010 - 17:34 - Fotos: 
Uma solenidade no auditório do Corpo de Bombeiros, em João Pessoa, marcou a entrega, nesta segunda-feira (20), dos certificados aos participantes do Projeto Bombeiro na Escola. Participaram da entrega o coronel Ricardo Rodrigues, tenente Patrícia Karla Cabral do Nascimento (coordenadora do Projeto), de pais e professores dos alunos. O curso destinado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais teve duração de vinte encontros, incluindo a solenidade de encerramento.

O Projeto Bombeiro na Escola é de cunho educativo e social e tem como finalidade promover a integração entre o Corpo de Bombeiros Militar, a escola, a família e a comunidade bem como criar nos jovens a cultura da prevenção e da responsabilidade social. Para o sucesso do projeto, equipes do Corpo de Bombeiros, composta de oficiais e ajunos do Curso de Formação de Oficiais visitaram escolas divulgando as qualidades do bombeiro militar.

O coronel Ricardo Rodrigues disse que esse tipo de ação visa uma maior engajamento do militar na sociedade, fazendo o participante do curso enxergar a sua importância e o seu papel fundamental como cidadão, oferecendo-lhes conhecimentos outros diversos daqueles estabelecidos em currículo escolar, proporcionando aos jovens conhecimentos sobre as atividades dos Bombeiros Militares.

Para a tenente Patrícia, a integração bombeiro e sociedade, através da criança tem outra finalidade, prevenir a problemática da violência e das drogas, conscientizando as crianças e os pais dos males que elas causam. O Projeto funciona desde 2008 em Campina Grande e João Pessoa.

Atualmente o Projeto atende uma turma com 21 crianças carentes, do PROAFE/FUNDAC – Projeto Auxílio a Família dos seguintes bairros da capital: Mandacaru, Tambaú, Renascer, Expedicionários, Torre, Valentina, Jaguaribe e José Américo. O Projeto Bombeiro Mirim está funcionando em João Pessoa, como um Projeto Piloto, implantado na atual gestão administrativa da Corporação no semestre 2010.2. Para 2011 será implantado na sua totalidade. Abrangendo um número de 660 crianças e suas famílias, com lançamento previsto para fevereiro, contemplando novas.

Todas as atividades didáticas do Projeto Bombeiro na Escola foram desenvolvidas com base numa Cartilha/Manual desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros, distribuída com os alunos, onde foram abordados assuntos de Prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Defesa Civil, Prevenção a Acidentes Domésticos, Prevenção a Acidentes de Trânsito, Comportamento em Meio Aquático e Prevenção e Erradicação das Drogas.

Além das atividades didáticas com os estudantes, também foram organizadas reuniões, debates, exposições e palestras com os educadores, os pais, os estudantes e a comunidade onde a escola está localizada. Atualmente o Projeto ‘Bombeiro na Escola’ atende aproximadamente 300 (trezentos) alunos nas seguintes escolas estaduais Tenente Lucena (Ipês), Maria Geny de Sá Timóteo (Tambiá), Francisco Campos (Bancários) e Raul Machado, na Ilha do Bispo.

Cardoso Filho, da Secom