João Pessoa
Feed de Notícias

Parque de Areia Vermelha ganha mais ações educativas

sexta-feira, 26 de março de 2010 - 10:31 - Fotos: 

Em uma reunião realizada no auditório da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), representantes da Capitania dos Portos, Prefeitura de Cabedelo, Polícia Militar Ambiental, e da própria Sudema, discutiram assuntos relacionados com ações de segurança e organização das atividades de lazer no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.
           
Durante a reunião, ficou decidido que pontos como ordenamento, disciplinamento, ocupação e usufruto da Unidade de Conservação devem ter mais atuação dos gestores, principalmente a Sudema. O cadastramento das embarcações de transporte de passageiros foi um tópico discutido e defendido  e que a Prefeitura de Cabedelo cumprisse as normas estabelecidas anteriormente.
            
Foi debatido, também,  a realização de um seminário para preparação dos donos de barcos que comercializam e transportam os visitantes, seus marinheiros, guias, garçons, cozinheiros e seguranças para um melhor relacionamento com os frequentadores, além de preparação de panfletos plastificados para leitura e devolução, elaborados pelo órgão ambiental com a normatização da área, como também a confecção de cartazes de orientação dos banhistas, por parte dos proprietários de catamarãs para serem afixados em locais visíveis e a recolocação das bóias de sinalização na área de reclusão dos corais por parte da Polícia Ambiental.
           
Cumprimento do TAC

Com relação ao cumprimento do Termo de Compromisso Ajustamento de Conduta (TAC) dos bares, ficou acordado em estender o prazo para até a conclusão do plano de manejo da área. Em contrapartida, os bares deverão padronizar suas mesas com guarda-sol igual, bem como oferecer sacolas aos visitantes.
           
Após a conclusão do Zoneamento Ecológico Econômico da área foi proposta a participação de estudantes do curso de Biologia da Universidade Federal da Paraíba para, através de convênio, auxiliar no monitoramento com explicações expositivas do mundo marinho às crianças que forem com os pais à Unidade de Conservação.

Alex Márcio, da Assessoria de imprensa da Sudema