Fale Conosco

31 de outubro de 2013

Parlamento das Águas elege representantes de nove municípios e Aesa anuncia novo pleito



O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul, também conhecido como Parlamento das Águas, vai realizar uma nova eleição para o preenchimento de vagas destinadas a usuários de água bruta. A data do pleito ainda não está definida, mas deve ser anunciada na próxima semana pela Agência Executiva das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

O processo eleitoral do organismo responsável pelo monitoramento dos recursos hídricos elegeu, ao longo desta semana, representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federal, além de membros da sociedade civil. Contudo, por falta de quórum, das dez vagas destinadas a usuários, apenas seis foram preenchidas. São considerados usuários de água bruta pessoas físicas ou jurídicas que utilizem mais de dois mil litros de água por hora.

Para participar do novo pleito, os interessados precisam fazer a inscrição na Agência Executiva das Águas do Estado (Aesa), localizada na Avenida José Américo de Almeida, nº 280, no bairro da Torre, na Capital. As fichas de registro serão disponibilizadas a partir da próxima segunda-feira (4), das 8h às 17h.

Este comitê atua nas bacias dos rios Gramame e Abiaí. Além de gerenciar a distribuição dos recursos hídricos, os membros fiscalizam casos de contaminação, denunciam situações de escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo”, explicou o diretor de Gestão e Apoio Estratégico, Chico Lopes.

Eleitos – O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul nomeou esta semana os novos membros do poder público municipal. São moradores de Alhandra, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pitimbu, Santa Rita e São Miguel de Taipu. Já a bancada dos órgãos estaduais é composta por: Cagepa, Defesa Civil, Sudema, Emater, Empasa e Sedap, além da Aesa. A Funasa foi escolhida para representar o poder público federal. Outras informações sobre comitês de bacias estão disponíveis na internet, no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), e através do telefone (83) 8831-4930.