Fale Conosco

12 de março de 2013

Parfor oferece 630 vagas em cursos de licenciatura para professores da rede estadual



O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) está com pré-inscrições abertas até o dia 18 de março para os cursos de Formação Inicial – 1ª Licenciatura, modalidade destinada aos professores que não possuem graduação em nível superior e que estão em exercício na rede pública de educação básica.

São 630 vagas para cursos presenciais que serão ofertados pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), para as áreas de Educação Física, Filosofia, Física, Matemática e Química. Os cursos acontecerão nos municípios de Sousa, Campina Grande e João Pessoa.

O objetivo principal do Parfor é induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e à distância, para que professores em exercício na rede pública de educação básica tenham acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Para concorrer a uma vaga nos cursos ofertados, os docentes devem acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), para gestão da formação, por meio do endereço eletrônico (http://freire.mec.gov.br) e realizar seu cadastro e pré-inscrição. É necessário que o docente esteja cadastrado no Educacenso e tenha sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente vinculado. Quem nunca acessou a Plataforma deve clicar em “Primeiro Acesso à Plataforma Freire” para cadastrar o seu currículo. Para aqueles que já possuem o currículo cadastrado na Plataforma, devem clicar em “Já sou cadastrado” para realizar a pré-inscrição.

Mais informações na Gerência de Recursos Humanos (GRH) da SEE, pelos números (83) 3218-4051 ou 3218-4076.

PARFOR – QUADRO DE OFERTAS DE CURSOS PRESENCIAIS 2013.2