Fale Conosco

26 de setembro de 2013

Parceria pretende fortalecer agricultura familiar



A Emater Paraíba e a prefeitura de Capim assinaram termo de parceria que pretende reforçar as ações de assessoramento para os agricultores familiares com o intuito de facilitar a venda da produção agrícola ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além do acesso a outras políticas públicas. A solenidade aconteceu na Jornada de Inclusão Produtiva, realizada nesta quarta-feira (25), e contou com a participação de 257 pessoas.

Ao assinar o termo de cooperação técnica, o prefeito Edvaldo Freire disse que a Emater é uma parceira que ajuda na concretização das ações para fortalecimento da agricultura familiar e que a prefeitura está à disposição para contribuir, no que for possível, para que isso aconteça.

A Jornada de Inclusão Produtiva é um projeto que busca o desenvolvimento da agricultura familiar no estado. O Governo da Paraíba, por meio da Emater, está percorrendo todas as regiões levando ações que buscam melhorar a qualidade de vida das famílias, por exemplo, através de ações de capacitação e créditos rurais.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Diomar Antônio Braga, destacou a importância dos trabalhos que os extensionistas da Emater realizam na região junto a agricultura familiar, proporcionando a oportunidade de geração de emprego e renda.

Os trabalhos da Jornada em Capim foram acompanhados pela coordenadora regional da Emater em João Pessoa, Keyla Leal, e contou com a participação de servidores e técnicos da empresa de diversos escritórios de cidade do Litoral Norte. as Jornadas de Inclusão Produtivas atendem ao convênio MDA/SAF-Emater-PB – 701154/2008.

Durante a Jornada, diversos órgãos parceiros da Emater ofereceram serviços, como o INSS que orientou sobre a Previdência Social, além das secretarias municipais de Saúde, Educação, Ação Social e Agricultura.

Os agricultores esclareceram dúvidas sobre o programa Bolsa Família, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, que se constitui em um importante instrumento para a comercialização de produtos agrícolas. A Declaração de Aptidão do Produtor e orientações sobre o acesso às linhas de financiamento por parte dos bancos oficiais também fizeram parte da programação de atendimento. Ainda aconteceu a exposição de artesanato e produtos da agricultura familiar.

As Jornadas de Inclusão Produtiva acontecem em toda Paraíba, desde o mês de agosto e têm como finalidade incentivar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável. Os eventos serão coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), com a participação de suas vinculadas: Emater, Empasa, Interpa e Emepa.

No ano passado, foram realizadas 149 Jornadas, beneficiando 5.978 famílias agricultoras com 3.916 propostas de crédito elaboradas. A meta para este ano é promover 223 jornadas de inclusão produtivas em todo o Estado.