Fale Conosco

26 de julho de 2011

Parceria garante universitários na alfabetização de jovens e adultos



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) firmaram parceria inédita no país, por meio de resolução para a atuação dos universitários na alfabetização de jovens e adultos em todo o Estado. A resolução foi aprovada nesta terça-feira (26), em reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da UEPB, no Campus I da instituição, em Campina Grande.

De acordo com a resolução, a UEPB cria o componente curricular “Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Letramento”, de caráter obrigatório, para os cursos de Licenciatura. O componente será ministrado em duas etapas obrigatórias, durante o antepenúltimo e o penúltimo períodos letivos dos cursos.

Conforme a resolução, a primeira etapa será teórica, ministrada em sala de aula, e a segunda etapa, de caráter prático, será desenvolvida no local onde o aluno a ser alfabetizado mora. No último período letivo do curso, o universitário poderá apresentar relatório de sua experiência prática, correspondendo ao trabalho de conclusão do curso.

Projeto de alfabetização – Esta ação, inédita no Brasil, faz parte das propostas do Governo da Paraíba em acabar com o analfabetismo no Estado. Apenas no primeiro semestre, 40 mil jovens e adultos já foram alfabetizados no Estado por meio do Programa Brasil Alfabetizado, em parceria com o Governo Federal.

A partir desta nova iniciativa, nove mil alunos de Licenciatura da instituição vão participar de maneira obrigatória e outros nove mil dos cursos de Bacharelado, de forma compulsória – totalizando 18 mil universitários envolvidos no processo.  Cada professor da Universidade será treinado para orientar os universitários na replicação das informações. Os estudantes receberão uma bolsa auxílio.

“Esta é mais uma iniciativa do Governo do Estado no combate ao elevado índice de analfabetismo ainda vigente na Paraíba, e faz parte de um grande plano de alfabetização estadual, que será lançado em breve”, adiantou o secretário de Estado da Educação, Afonso Celso Scocuglia. Já a reitora da UEPB, Marlene Alves, considerou o momento muito importante e destacou a iniciativa do Consepe como um divisor de águas, no sentido de contribuir para a educação dos paraibanos.