João Pessoa
Feed de Notícias

Parceria garante revitalização da produção de algodão orgânico no Sertão

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014 - 16:54 - Fotos: 

Para revitalizar a cultura do algodão orgânico no Sertão, o Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, regional de Sousa, está buscando parceria e já realizou uma reunião no Distrito de Irrigação das Várzeas de Sousa, com a participação de várias autoridades do setor público agrícola, bem como com 93 produtores rurais para definição de uma programação para a produção em toda a região. O projeto começa com 57 produtores já inscritos e que vão utilizar uma área de 54 hectares com o algodão orgânico.

No projeto, a Emater Paraíba terá a incumbência de mobilizar os agricultores e prestar assessoramento técnico. As prefeituras municipais entrarão com a contrapartida e a preparação do solo para o plantio, informou o coordenador regional da Emater Paraíba em Sousa, Francisco de Assis Bernardino.

Entre as entidades que participaram do evento, estavam o Coopnatural – Cooperativa de Produção Têxtil e Afins do Algodão do Estado da Paraíba, Emater Paraíba, representada pelo Regional de Sousa e escritório local, secretários de Agricultura dos Municípios de Sousa, Aparecida e Marizópolis, representantes do BNB de Sousa e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Também estiveram presentes os produtores do Acampamento Emiliano Zaparta das Várzeas de Sousa, os produtores do Assentamento Juazeiro, de Marizópolis; e do Assentamento Nova Vida, de Aparecida.

A cultura do algodão se constitui em uma opção de incremento na renda dos produtores desta região, pois é uma cultura que já foi bastante explorada nas terras sertanejas tanto em áreas irrigadas quando de sequeiro. Segundo a presidente da Coopnatural, Maysa Motta Gadelha, a cooperativa, através dos empresários de São Paulo, será responsável pela doação das sementes a cada produtor, garantindo a compra da produção após o beneficiamento da matéria-prima.