João Pessoa
Feed de Notícias

Parceria garante inovações e expansão do Natal dos Sonhos em CG

sexta-feira, 6 de novembro de 2009 - 12:12 - Fotos: 

O já tradicional Natal dos Sonhos, idealizado e colocado em prática pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, este ano deverá ser ainda mais bonito e com muito mais cores, luzes e atrativos. É que agora o evento contará com a parceria do Governo do Estado e do Conselho de Mulheres Empresárias de Campina Grande, que juntos com a PMCG estão discutindo as inovações a serem implantadas durante os festejos natalinos locais.

O primeiro passo para a melhoria em todos os sentidos do Natal dos Sonhos foi dado na tarde desta quinta-feira (5), quando a secretária de Interiorização e Ação Governamental, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, esteve reunida com representantes do Governo Municipal e do Conselho de Mulheres.
  
Na reunião estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Alex Azevedo, a chefe de gabinete da Secretaria de Interiorização e Ação Governamental, Ana Cleide Rotondano, e as integrantes do Conselho de Mulheres Empresárias: Fátima Gomes, Marilena Motta, Neide Xavier, Rilávia Cardoso e Yara Macêdo.

Durante a reunião ficou estabelecido que este ano o Natal dos Sonhos será expandido e terá algumas novidades, a exemplo de uma exposição de vários tipos de Papai Noel, no Museu do Algodão, e também que a Pirâmide do Parque do Povo será toda iluminada com motivos natalinos para chamar a atenção de campinenses e turistas.

Além disso, será mantida a tradição do Auto do Menino Jesus no Parque do Povo, da iluminação e decoração da sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos – STTP, da Praça José América, próximo ao Açude Velho, onde é colocado um Papai Noel gigante, o antigo posto Berro D´Água e de outros pontos que são visitados durante o período natalino por milhares de pessoas. A previsão da abertura do Natal dos Sonhos em Campina Grande este ano é para o dia 5 de dezembro.

NATAL DOS SONHOS – A época natalina em Campina Grande nunca foi vista pelo poder público como um momento de mesclar a reflexão que todos nós fazemos a partir do nascimento do menino Jesus com a beleza que o período do Natal possui.
  
Foi pensando assim que a Prefeitura Municipal procurou investir no embelezamento da cidade, como forma de resgatar sua auto-estima a partir da beleza da própria cidade. Esse fato foi apenas o estopim para que as pessoas em seus ambientes de trabalho, residências, jardins etc., e passassem a valorizar mais o Natal e o município.

Campina Grande já figura como uma das cidades brasileiras mais bonitas no período natalino, fruto do investimento que a Prefeitura realizou a partir do Projeto Natal dos Sonhos, idealizado em 2005.

O Natal dos Sonhos além de transformar parques, praças e ruas em verdadeiros espetáculos de luzes e cores ainda possui em sua programação a montagem do espetáculo Auto do Menino Jesus no Parque do Povo que chega a atrair, numa única apresentação, cerca de seis mil pessoas, com cerca de 50 atores, entre a equipe que integra o elenco principal e de apoio.

No espetáculo é feita uma regionalização da história do nascimento de Jesus Cristo, em que os personagens bíblicos interagem com figuras representativas do universo popular de Campina Grande. A peça conta a história do nascimento de Cristo, a partir da chegada de uma trupe mambembe à Vila Nova da Rainha, no período natalino.

O Natal dos Sonhos cresce a cada ano, com novos ambientes decorados, cores e formas diferentes, envolvendo a todos no espírito do Natal. Campinenses e turistas que visitam a cidade nessa época do ano têm a oportunidade de apreciar a decoração e iluminação natalina em várias partes da cidade, a exemplo do antigo posto Berro D' Água, às margens do Açude Velho, Praça José Américo, em frente ao Parque da Criança, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Praça da Bandeira, Parque do Povo, entre outros.

No antigo Posto Berro D' Água, durante o Natal, são instalados trenós, sendo um com o Papai Noel, além de uma árvore de Natal com 13 metros de altura, atraindo centenas de pessoas que aproveitam para fazer fotografias ao lado da paisagem natalina.

Na Praça José Américo é montado um Papai Noel gigante, com 14 metros de comprimento, por 3,5 metros de altura, uma das grandes atrações do Natal dos Sonhos. No local também é colocada caixas de presentes gigantes, decoradas com laços e adereços.
 

Apolinário Pimentel, da Secom Campina Grande, com fotos de Hiram Barbosa