Fale Conosco

22 de agosto de 2012

Parceria garante formação da primeira turma de instrutores de trânsito



A primeira turma do curso de instrutores de trânsito recebeu, na noite da terça (21), o certificado de conclusão da capacitação, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte (Sest/Senat-PB) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB).

O grupo formado por 30 alunos está apto a ingressar no mercado de trabalho e poderá exercer a função durante os próximos cinco anos. A iniciativa foi criada para atender a portaria 222/2012 do Detran-PB,  visando regulamentar o credenciamento de instituições para o processo de capacitação, qualificação e atualização de profissionais do trânsito.

“Ações dessa natureza não eram realizadas desde 2009, mas após a resolução 358/ 2010 do Contran, nós passamos a promover estudos para viabilizar o credenciamento das empresas e qualificar os profissionais da área através desses processos de ensino”, destacou o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho.

O órgão de trânsito também tem acompanhado as diversas fases do novo sistema educacional, oferecendo o suporte necessário e propondo melhorias de acordo com as necessidades do mercado.

As aulas tiveram início em 11 de junho, no turno da noite, com atividades das 19h às 22h, visando o cumprimento total das 180 horas estabelecidas. Os conceitos foram ministrados por seis instrutores, divididos em 11 diferentes disciplinas, com destaque para a prática veicular, prática de ensino, psicologia de trânsito e fundamentos da educação.

De acordo com a coordenadora do curso, Adriana Almeida, os alunos demonstraram interesse do início ao fim das atividades, sempre buscando agregar valores para vida profissional através de práticas cidadãs.

O conteúdo programático do curso agregou os fundamentos das aulas teóricas com as dinâmicas das duas disciplinas práticas, onde os participantes puderam observar os detalhes necessários para o exercício da função.

“A nossa proposta é fazer com que o instrutor também se preocupe com a responsabilidade social, além de obter os conhecimentos teóricos sobre direção defensiva e outros aspectos, na tentativa de melhorar algumas posturas inadequadas no trânsito” resume Adriana.

Próximas Turmas – A segunda turma de instrutores de trânsito, também formada por 30 pessoas, foi iniciada no mês de julho e segue o cronograma normal de atividades. O próximo curso já está com as inscrições praticamente encerradas. As aulas começam no próximo dia 3 de setembro.

“Essa ideia trouxe um grande crescimento profissional para o nosso órgão, pois tínhamos um objetivo em comum com o Detran no compromisso com a capacitação dos instrutores, buscando encarar o trânsito de forma mais humana”, avaliou a diretora do Sest/Senat, Soledade Pontes.

Além de João Pessoa, a proposta também está sendo desenvolvida na cidade de Campina Grande e dentro dos próximos dias deverá ser implantada no município de Patos. Os interessados precisam ter no mínimo a carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B, não ter registro de infrações graves e ainda apresentar a ficha de antecedentes criminais.

Outras parcerias – Os representantes do Sest/Senat revelaram que o segmento possui outras atividades em parceria com o Governo do Estado a exemplo do Programa Jovem Aprendiz, que desde dezembro de 2012 atende a jovens cadastrados no banco de dados do Sistema Nacional de Empregos (Sine-PB).

O Sine-PB também é parceiro nas ações do Programa de Novos Motoristas, responsável por capacitar profissionais que estão fora do mercado de trabalho.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq) com pessoas acima dos 40 anos, desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, funcionam desde 1999, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado e com o Ministério do Trabalho.