João Pessoa
Feed de Notícias

Parceria entre secretarias garante kits esportivos para apenados

terça-feira, 18 de junho de 2013 - 18:51 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

Os mais de 1.600 apenados do sistema prisional da Paraíba matriculados no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão recebendo kits esportivos para a prática de esportes no horário do banho de sol. O material esportivo inclui bolas de futebol, vôlei, handebol, petecas, dentre outros. A entrega do material começou na tarde desta terça-feira (18), no Presídio Sílvio Porto, em Mangabeira, João Pessoa.

Os kits esportivos estão sendo fornecidos a partir de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE), que fornece o material para ser distribuído em todas as penitenciárias da Paraíba.

O secretário da Administração Penitenciária, Walber Virgolino, destacou que o acesso ao material esportivo nos presídios é mais uma ação da política de ressocialização dos apenados estabelecida pelo governador Ricardo Coutinho no sentido de humanizar o sistema e trazer dignidade para as reeducandos.

Temos uma parceria forte com a Secretaria da Educação e vamos estender essa ação para as demais unidades visando humanizar de forma heterogênea todo o sistema prisional da Paraíba”, acrescentou o secretário, após fazer a entrega dos kits.

A gerente executiva de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, afirmou que os apenados agora terão os mesmos benefícios que têm os alunos da rede estadual de educação. Portanto, o que houver de recursos para os estudantes os apenados matriculados no EJA também serão beneficiados, inclusive com oficinas profissionalizantes permanentes. Recentemente, o Ministério da Justiça aprovou um dos projetos apresentados pela Seap na área de profissionalização.

O diretor do Sílvio Porto, major Josinaldo Lima, acredita que a prática esportiva vai ajudar na integração social entre os apenados.

O apenado Wellington Ferreira avalia os kits esportivos como uma ótima ferramenta para ressocialização dos detentos: “Acredito que o Governo do Estado está com uma visão diferente, objetivando ressocializar cada um de nós. O esporte ocupa a mente dos apenados e isso ajuda. Existem homens aqui preparados para estar na sociedade, então o Governo pode investir sem medo”.