João Pessoa
Feed de Notícias

Parceria entre Fundac e o PEPD/PB prevê assistência a ex-internos do CEA

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 - 16:02 - Fotos: 
Por meio de uma parceria a ser firmada com a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), o Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB) dará suporte técnico para o trabalho de ressocialização dos jovens egressos do Centro Educacional do Adolescente (CEA), onde cumpriram medidas sócio-educativas. A parceria foi definida durante reunião entre o gestor do PEPD/PB, pastor João Pereira Gomes Filho, e a presidente da Fundac, Cassandra Figueiredo.

Durante o encontro, o pastor João Filho apresentou o Planejamento Estratégico do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas, ressaltando a importância das instituições públicas que já desenvolvem ações direcionadas às demandas sociais, como a Fundac. Ele lembrou que essas são parceiras naturais para implementar as ações de prevenção, intervenção, inserção e reinserção social com as demandas oriundas dos usuários de drogas.

Enfatizando a importância da prevenção e do tratamento dos dependentes químicos, a presidente da Fundac destacou a satisfação de ter participado, nesta semana, do I Encontro de Ex-alunos da Instituição Pindobal – Centro de Educação Produtiva, que recebe adolescentes em situação de risco e está localizado na zona rural de Mamanguape. “Os jovens que um dia estiveram em vulnerabilidade social foram acolhidos por aquele Centro e tornaram-se engenheiros, músicos, médicos, advogados, professores, marceneiros, pedreiros e outros profissionais. Tudo porque tiveram uma chance”, afirmou Cassandra Figueiredo.

A presidente da Fundac ressaltou ainda o trabalho de ressocialização dos internos do CEA, a necessidade de valorizar a co-participação desses jovens e o envolvimento dos familiares nesse processo.

Para o pastor João Filho, a participação da família é fundamental. “Vamos atuar diretamente com o Programa de Apoio à Família e ao Egresso (PROAF), da Fundac, fazendo o trabalho educativo de prevenção às drogas e mostrando a importância da presença da família para o desenvolvimento do adolescente”.

Fundac integra o Conselho Estadual – Durante a reunião, que teve a participação do vice-presidente da Fundac, pastor Isaac Venerando Pereira de Lima, e da assessora técnica do PEPD/PB, Rizonete Gomes, o pastor João Filho apresentou o Decreto 31.850, de 10 de dezembro de 2010, sobre a Reestruturação do Conselho Estadual de Entorpecente (CONEN).

Hoje, o CONEN integra o Sistema Estadual de Políticas Sobre Drogas e passou a ser denominado de Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, no qual a gestora da FUNDAC tem assento garantido pelo Decreto.