João Pessoa
Feed de Notícias

Parceria entre Agevisa e Fundac garante capacitação de jovens

quinta-feira, 16 de agosto de 2012 - 08:52 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

O curso de Manipulação de Alimentos promovido pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), na quarta-feira (15), marcou o início da parceria entre a Agência e a Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac).  A meta é garantir a inclusão, no mercado de trabalho, de adolescentes que cumprem medida sócio-educativa, de forma a estimular a inclusão social associada à inclusão produtiva desses jovens na sociedade.

Na abertura do evento, o diretor geral da Agevisa, Jailson Vilberto, saudou os participantes do curso ministrado pela gerente técnica, Raquel Lima, e garantiu ampliar a parceria com a Fundac com intuito de contribuir com o processo de reinserção dos jovens atendidos pelo órgão estatal. O curso também teve a participação das mães dos adolescentes, e foi prestigiado por técnicos e dirigentes da Fundac.

A presidente da Fundação, Cassandra Figueiredo, e a vice-diretora da Semiliberdade, Joseane Gomes, ressaltaram a importância da parceria com a Agevisa na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Elas informaram que a presença de familiares dos adolescentes nas atividades das quais eles participam fortalece o vínculo familiar, elemento fundamental para a reinserção dos mesmos na sociedade.

Segundo a gerente de Alimentos da Agevisa, outro objetivo do curso, realizado no auditório da autarquia estadual, foi oferecer oportunidade de conhecimento e capacitação profissional na área de alimentos, onde a demanda de mão de obra especializada vem crescendo no Estado.

“Os postos de trabalho estão surgindo notadamente na área turística, envolvendo hotéis, restaurantes, bares e demais atividades relacionadas ao setor. Em razão disso, e considerando que tais profissionais devem ter conhecimento especialmente em boas práticas para fabricação e manipulação de alimentos, entendemos como necessária e importante a oferta desta capacitação”, observou Raquel Lima.

Entre as orientações disponibilizadas para os jovens atendidos pela Fundac, foram prestadas informações sobre higiene pessoal e ambiental, processo de contaminação cruzada e sobre estrutura física de restaurantes.