João Pessoa
Feed de Notícias

Parceria Emater-Petrobras garante continuidade da política do biodiesel

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 - 15:12 - Fotos: 
Técnicos e extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) se reuniram, em Patos, para discutir o processo de Assistência Técnica e Capacitação (ASTEC) destinada aos agricultores familiares assistidos pelo Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PPNPB) para a safra de 2010.

Durante a reunião houve a apresentação do sistema de produção das culturas do girassol e mamona, e foram tratados, entre outros assuntos, o contrato com PIBIO (procedimentos e instrumentos), a organização e articulação da base produtiva de oleaginosas, o sistema de acompanhamento da Petrobras e o calendário de gestão e encaminhamentos.

De acordo com gerente executivo do Programa, Firmino Manuel, essa foi a primeira reunião de uma série de encontros que deverão ser realizados durante a safra 2010 nas regiões administrativas da Emater de Areia, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, Patos e Solânea, assistindo o total de 42 municípios. “A nossa meta para 2010 é beneficiar mais de 600 agricultores familiares que cultivam girassol e 800 que cultivam a mamona contemplando, desta forma, uma área aproximada de 2.800 hectares no Estado” destacou.

O sucesso do cultivo do girassol e da mamona na Paraíba, segundo Firmino, deve-se ao seu aproveitamento em várias atividades como reciclagem do solo, produção de forragem para animais, fitoterapia, pasto apícola, entre outros benefícios para o desenvolvimento da cultura.

Dentro do PPNPB, programa do Governo Federal que promove a produção do combustível a partir das oleaginosas, girassol e mamona, no caso da Paraíba, a Emater atua como empresa que presta assistência técnica e a Petrobras garante o fornecimento de sementes certificadas, viabilização da logística para o transporte da produção e compra. Já o Governo do Estado apóia doando sementes de milho e feijão para serem plantadas consorciadas a essas culturas.

Entre os parceiros do PPNPB, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estão a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Paraíba (Fetag), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Petrobras, o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB