Fale Conosco

9 de agosto de 2011

Parceria do Governo e Fiep garante cursos para apenados



O Governo do Estado, através da Secretaria de Administração Penitenciária, assinou Termo de Cooperação Técnica com a Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), para oferecer gratuitamente seis cursos profissionalizantes do Senai para detentos.

O documento foi assinado pelo secretário Harisson Targino e pelo presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha, na tarde desta segunda-feira (8) e prevê a realização de cursos de operador de computador, instalador hidrossanitário, instalador elétrico residencial, confeccionador de bolas de couro, confeiteiro e impressor serigráfico. Esses cursos vão ser ministrados nos presídios de Campina Grande, João Pessoa, Cajazeiras, Patos, Santa Rita e Catolé do Rocha.

Harrisson explicou que o objetivo é investir na ressocialização e abrir oportunidades aos apenados, a fim de que tenham uma profissão. Até o final deste ano, devem ser beneficiados cerca de 400 presos, o que representa aproximadamente 5% da população carcerária da Paraíba, que é de 8 mil detentos.

O secretário adiantou que, em Campina, os cursos começarão na próxima segunda-feira (15) e “podem ser a diferença entre a vida e a morte dessas pessoas, que muitas vezes são jogadas em uma vala comum dos desassistidos”.

Buega Gadelha, por sua vez, elogiou a iniciativa do Governo do Estado em propor a parceria com o Sesi, que tem um compromisso de capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho. “Esta parceria será mais um desafio para nós que acreditamos em uma sociedade mais justa e de mais oportunidades. Com a educação e capacitação, vamos ressocializar essas pessoas e torná-las cidadãs”, disse o presidente da Fiep.