João Pessoa
Feed de Notícias

Parceria da Aesa e ANA capacita técnicos sobre qualidade da água

quinta-feira, 7 de julho de 2011 - 17:35 - Fotos: 

Oficina é destinada para profissionais da área de vários estados. Foto: Antonio David/Secom-PB

A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) promoveram em João Pessoa o curso Monitoramento da Qualidade da Água. O evento foi aberto nesta quarta-feira (6) no Hotel Xenius e é a sexta edição da capacitação para profissionais da área de recursos hídricos de diversos estados.

Ministrados pelos especialistas em recursos hídricos da ANA, Regina Montenegro e Maurrem Ramon, os participantes obtiveram informações sobre o uso da água, além de dados sobre parâmetros físicos, químicos e biológicos, utilizado em análises da qualidade da água. O curso tem também o objetivo de capacitar profissionais com atuação na área de recursos hídricos quanto ao monitoramento da qualidade de água e sua interface com a Política Nacional de Recursos Hídricos.

A especialista em recursos hídricos, Regina Montenegro, da Agência Nacional de Águas (ANA), informou que a capacitação faz parte do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas. Uma das propostas é formar uma rede de qualidade da água com 23 parâmetros, ampliando bastante o monitoramento das águas. O curso visa capacitar profissionais da área, especialistas que trabalham nos órgãos gestores de recursos hídricos.

O diretor de gestão e apoio da Aesa, Francisco Lopes, disse que o Governo do Estado, em parceria com universidades e outras instituições, está criando uma equipe que discutirá e apontará ações que garantam a qualidade da água na Paraíba.

Na sexta-feira (08), último dia do curso, eles terão aulas práticas na Lagoa do Parque Solon de Lucena, onde vão coletar amostras da água para avaliação.