João Pessoa
Feed de Notícias

Paraibanos vivem a paz no trânsito durante os quatro dias de Carnaval

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 - 19:09 - Fotos: 
A Paraíba teve, segundo os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), um Carnaval sem acidentes graves em rodovias estaduais e cidades de maior fluxo de pessoas e veículos, devido a campanha de conscientização realizada no período, segundo informaram o superintendente do Detran, coronel Américo Uchoa,  e o capitão Arilson da Silva Valério (comandante da Companhia), durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (18), para divulgar o resultado da Operação Carnaval 2010.

Iniciada na semana passada, a operação fiscalizou 20 mil veículos, registrou 31 acidentes durante nos quatro dias de Momo, fez 500 notificações por diversos tipos de infrações e distribuiu 100 mil panfletos. Foram utilizados 60 agentes de trânsito do Detran e mais uma equipe de 108 policiais da CPTran. “São números que demonstram que a população atendeu aos apelos feitos durante a campanha de conscientização realizada nesse período”, comentou o coronel Uchoa.

Campanha continua – Conforme dados do Detran, aconteceram 31 acidentes com 17 pessoas feridas e nenhuma vítima fatal. “Com relação às vítimas os registros são baixos. Tudo isso é atribuído aos trabalhos de conscientização que vem sendo feito desde novembro do ano passado”, afirmou o coronel.

Segundo ele, a Campanha Paz no Trânsito vai continuar sem prazo para terminar, agora sendo estendida para as escolas, bares e locais de grande concentração, a fim de permitir que as pessoas possam se conscientizar de que não se pode misturar álcool com volante. “Podemos considerar que o resultado da Operação Carnaval 2010 foi satisfatório, porque as equipes estiveram nas ruas durante 24 horas. Nosso trabalho incluiu a prevenção e a fiscalização”, explicou.

Material utilizado – Durante os quatro dias de festejos de Carnaval, foram utilizados 2.000 bafômetros descartáveis, dos 4.000 à disposição, afora 26 bafômetros fixos. As equipes distribuíram 100 mil panfletos educativos junto aos motoristas e existem ainda 500 mil para distribuição durante as campanhas que se realizarão a partir de agora.

Sobre a fiscalização no interior do Estado, o coronel Uchoa informou que o trabalho é realizado com a efetiva participação do policiamento do CPTran, com a participação da Policia Militar, além dos agentes de Polícia Rodoviária Federal que já atuam normalmente. “Também no interior foi usado o bafômetro durante a operação”, disse.

Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBM-PB) também fez balanço final das atividades operacionais realizadas durante o período de Carnaval, considerando baixo o índice de ocorrências em comparação aos anos anteriores. Por exemplo, na terça-feira (16) – último dia de festejos – ocorreram 74 ocorrências em todo o Estado. Já em relação aos atendimentos pré-hospitalares, foram 46 ocorrências e 10 buscas e salvamentos. Cinco chamadas para combate a incêndios mobilizaram os membros da corporação, em João Pessoa. Já o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), sediado em Campina Grande, registrou 18 ocorrências.

José Nunes, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB