João Pessoa
Feed de Notícias

Paraibanos podem se vacinar contra a gripe até o dia 12 de junho

segunda-feira, 8 de junho de 2015 - 12:49 - Fotos:  Arquivo

A Secretaria de Estado da Saúde (Ses) prorrogou até o dia 12 de junho a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que terminaria na última sexta-feira, (5). O motivo da prorrogação é atingir a meta de 80%, que corresponde a 850.986 pessoas. Até o momento, a cobertura está em 74,18% e 109 municípios ainda apresentam índices abaixo da média. Além da Paraíba, os estados do Piauí, Bahia, Roraima, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro tomaram a mesma decisão.

“A Secretaria da Saúde aproveita a oportunidade para solicitar mais empenho das equipes de saúde dos municípios no sentido de realizar a busca ativa dos que ainda não foram vacinados. Além disso, é muito importante que os municípios intensifiquem a alimentação do sistema de informação”, disse a chefe do Núcleo de Imunização, da SES, Isiane Queiroga.

Isiane conclama a população para que compareça aos postos de vacinação, das 8h às 17h, em todo Estado, lembrando das consequências da doença. “A vacina é de fundamental importância para prevenir as complicações que a gripe traz como o risco de pneumonia e outras síndromes respiratórias e ainda diminuir as hospitalizações e o número de óbitos decorrentes da doença”, falou.

A meta da campanha é vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.