Fale Conosco

21 de outubro de 2013

Paraibanos conquistam 1º lugar no Parapan-Americanos de Jovens



Dois paraibanos trouxeram resultados positivos dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens que foram disputados em Buenos Aires, na Argentina, no período de 11 a 20 deste mês de outubro. A para-atleta Itamara Galdino, natural da cidade de Sobrado, foi primeiro lugar na modalidade de bocha paralímpica, na classe bc3 com paralisia cerebral, como também o técnico Gilmar Araújo.

A competição reuniu jovens com deficiência de mais de 12 países do continente americano e o Brasil enviou mais de 200 para-atletas. Itamara e Gilmar fazem parte do projeto Paraíba Paralímpica, executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que disponibiliza escolinhas gratuitas de diversas modalidades do para-desporto em João Pessoa e Campina Grande.

O professor Gilmar Araújo é um dos que trabalham desde 2011 com a inovação do para-desporto na Paraíba e afirmou que o resultado na Argentina foi fruto do trabalho desenvolvido para o segmento. “Desde 2011 a Paraíba iniciou uma série de projetos desportivos voltados para a pessoa com deficiência, a exemplo dos Jogos Paraescolares, e ainda o total apoio aos para-atletas que disputam as Paralimpíadas Escolares, como também o Paraíba Paralímpica. O resultado já vem aparecendo com o grande quantitativo de pódios conquistados quando há disputas em nível nacional e internacional, como foi na Argentina”, frisou.

A para-atleta é matriculada na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de João Pessoa e destacou o empenho do Governo do Estado que trabalha em benefício do para-desporto. “Um dos fatores que é de extrema importância para esse trabalho foi a realização dos Jogos Paraescolares de forma paralela aos Escolares, pois nos trouxe motivação. O Governo do Estado sempre está apoiando o para-desporto e junto com o empenho de todos nós, para-atletas, a Paraíba vem conseguindo grandes resultados”, concluiu Itamara.

Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens foram organizados pelo Comitê Paralímpico das Américas. O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, comemorou mais um resultado que levou o nome da Paraíba no exterior. “É motivo de muita comemoração saber que para-atletas e técnicos que fazem parte dos projetos ligados ao Governo do Estado conseguem se destacar em competições realizadas em outros países. É mais um motivo para trabalhar mais em benefício do esporte e do para-desporto da Paraíba”, afirmou Tibério.