João Pessoa
Feed de Notícias

Paraibanos comemoram Dia da Independência do Brasil

sexta-feira, 7 de setembro de 2012 - 15:02 - Fotos: 

Milhares de pessoas comemoraram os 190 anos da Independência do Brasil assistindo ao tradicional desfile de 7 de setembro, em João Pessoa. O governador Ricardo Coutinho foi representado na solenidade cívico-militar, que encerrou a Semana da Pátria, pelo vice-governador Rômulo Gouveia.

A revista à tropa aconteceu às 7h40, pelo vice-governador, o comandante da Guarnição Federal na Paraíba, general de Brigada Carlos Teixeira e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a bordo de um tanque Urutu, do Exército Brasileiro. Em seguida, já no pátio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), houve o hasteamento dos pavilhões.

Às 8h30 o desfile foi aberto pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). Na sequência, desfilaram diversas escolas públicas e particulares, algumas entidades e instituições, finalizando com as forças militares e de segurança do Estado.

Sobre as comemorações do 7 de Setembro, o vice-governador Rômulo Gouveia destacou o gesto de amor à Pátria.  “É um registro do civismo, da mobilização da população”. Ele também acrescentou que é importante que as pessoas participem da Semana da Pátria, sobretudo do 7 de Setembro.

O comandante da Guarnição Federal na Paraíba, general de Brigada Carlos Teixeira, afirmou que o 7 de setembro é importante para o Brasil e destacou que nenhum país pode crescer, se desenvolver se não for independente. “Essa é uma data especial para todos nós”, declarou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, ressaltou que o 7 de setembro é um momento para reflexão. “Com independência e cidadania, a democracia prossegue”, ponderou.

O desfile das forças militares foi aberto pelo Exército Brasileiro que trouxe às avenidas Duarte da Silveira e José Américo de Almeida 800 integrantes. Entre os desfiles mais esperados pelo público estavam o da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que tradicionalmente encerram as comemorações do 7 de setembro em João Pessoa.

O percurso do desfile teve início nas proximidades do Liceu Paraibano, na Avenida Getúlio Vargas, com dispersão na Praça Pedro Gondim, bairro da Torre. O desfile teve a participação de 26 entidades estudantis. O Exército trouxe como destaque ex-combatentes e integrantes da Tropa de Paz.

A Marinha do Brasil também desfilou, além da Polícia Rodoviária Federal. Ao final do desfile Cívico-Militar, o vice-governador apagou o fogo simbólico da Semana da Pátria. No fim da tarde, às 18h, ocorre o arriamento do Pavilhão Nacional na Praça João Pessoa, concluindo oficialmente as celebrações do Dia da Independência do Brasil.