João Pessoa
Feed de Notícias

Paraibano ganha prêmio nacional de segurança no trânsito e representa Paraíba na Suécia

quinta-feira, 21 de abril de 2011 - 23:01 - Fotos: 

O paraibano de Santa Rita, Luiz Carlos André, idealizador do projeto voluntário de educação para o trânsito nas escolas e centros comunitários da região metropolitana de João Pessoa, viajará em comitiva para a Suécia neste domingo (24), a convite da Volvo do Brasil, para participar de seminários sobre educação para o trânsito e cumprir agenda de divulgação do trabalho feito na Paraíba pela Ong Educar para o Trânsito – Educar para Vida  (Etev), em parceria com o Detran. Para isso, Luiz Carlos pediu à Secretaria de Estado do Governo uma bandeira da Paraíba, para divulgar sua terra no exterior.

“O objetivo da bandeira é divulgar a Paraíba, numa comitiva com representantes do Brasil e da Argentina, todos envolvidos na educação para o trânsito”, disse Luiz Carlos, que venceu o 18º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito.

O paraibano irá conhecer o sistema de trânsito da Suécia, considerado um dos mais seguros do mundo e visitar a Sede da Empresa Volvo. Ele desembarca domingo na Suécia e retorna somente em 3 de maio. ”Passarei dez dias debatendo e expondo para aquele país o trabalho de educação para o trânsito que nossa Ong desenvolve, hoje, em parceria com o Detran”, disse ele.

A disputa pelo 18º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito teve 254 trabalhos de 19 estados, inscritos nas categorias Motoristas Profissionais, Transportadoras, Empresas, Cidades, Imprensa e Geral. Foram premiados 36 trabalhos, sendo seis vencedores nacionais, entre os quais Luiz Carlos.

Criado em 1987, esse é o maior concurso de educação para o trânsito promovido pela iniciativa privada no País e tem por objetivos chamar a atenção da sociedade para a dramática situação do trânsito brasileiro e incentivar, descobrir e dar conhecimento público às boas práticas de segurança nesta área, gerando um efeito multiplicador para ações similares.

Luiz Carlos André tem 36 anos, é motorista de transportes coletivos há 15 anos e é atualmente gerente de tráfego da empresa Rodoviária Santa Rita. Preocupado com a violência no trânsito que assiste diariamente em seu trabalho, há dois anos ele resolveu arregaçar as mangas e fundou a Ong “Educar para o Trânsito, Educar para a Vida (Etev)”, que vem realizando um trabalho de palestras educativas para o trânsito nas escolas e seminários utilizando vídeos e ilustrações. Já atingiu, nesse período, mais de 5 mil pessoas, atuando sempre com base no voluntariado e com os meios que dispõe.