Fale Conosco

10 de novembro de 2011

Paraibano é destaque no III Concurso Nacional Professor Multimídia



O professor de Matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, da cidade de Gurinhém, José de Anchieta Rangel de Paiva, conquistou o 4º lugar no III Concurso Nacional Professor Multimídia 2011 com o projeto “Tabuada sem Complicação”. A medalha foi entregue na terça-feira (8), na cidade de Presidente Prudente (SP).

A conquista do professor foi tema de reportagens veiculadas em duas edições do programa jornalístico SPTV, da TV Fronteira, afiliada da Rede Globo. A matéria foi publicada no site da TV Fronteira no endereço http://www.tvfronteira.com.br/site/?ga=noticias&noticia_id=17425.

O projeto do professor Anchieta foi elogiado pelo público e pelos jurados, por causa da originalidade do método de cálculo. “Vários professores presentes ao evento declararam que vão passar a adotar o método em sala de aula”, ressaltou o educador.

O Projeto “Tabuada sem Complicação” ficou entre os dez selecionados em todo o País para participar do III Concurso Nacional Professor de Multimídia e foi o único do Nordeste.

O educador desenvolveu o projeto com a finalidade de fazer com que o aluno aprenda e não decore a tabuada de multiplicação dos números 6 ao 9. Essa prática já vem sendo utilizada por ele nas turmas de Ensino Médio, onde leciona matemática.

“O projeto foi desenvolvido em nível de Ensino Fundamental, mas já foi aplicado inclusive em capacitação de professores, e obteve boa aceitação”, disse José de Anchieta. Segundo ele, a ideia surgiu por presenciar as dificuldades dos alunos em sala de aula. A “Tabuada sem Complicação” objetiva facilitar a aprendizagem com relação às quatro operações matemáticas. O vídeo com a apresentação do projeto está postado no youtube.

O professor teve seu projeto aceito pelo Prêmio Educação Exemplar do Governo do Estado da Paraíba, que vai premiar os projetos selecionados este ano.