João Pessoa
Feed de Notícias

Paraibanas vencem o IX Prêmio Denatran e participaram da solenidade no DF

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 - 12:14 - Fotos: 

Na ocasião foram homenageados estudantes, educadores, órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, organizações, instituições e empresas.

A pedagoga Edjane Luna da Silva, lotada na Divisão de Educação para o Trânsito do Detran-Pb e que sempre incentivou a participação dos alunos paraibanos no concurso, criou uma paródia adaptando letra e melodia da música “Sei lá…a vida tem sempre razão”, de Toquinho e Vinícius de Morais (tema de abertura da novela global Viver a Vida) conquistou o segundo lugar nacional e recebeu o prêmio no valor de 3 mil reais.

Já a estudante Anne Elizabeth Souto Maior, aluna do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, conquistou o 3º lugar na categoria Educação Especial. Ela fez um mosaico com o tema Meios de locomoção e vai recebeu o prêmio de 2 mil reais.

Durante a cerimônia o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, ressaltou que o concurso visa mais do que premiar bons trabalhos, “Que os vencedores do Prêmio sejam multiplicadores das boas iniciativas, para que no futuro se tornem cidadãos conscientes.  É preciso compreender que todos somos partes do trânsito, com direitos e deveres, por isso, é preciso haja uma relação de respeito entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”.

No ano da Educação no Trânsito, tema escolhido pelo Contran para a Semana Nacional de Trânsito, o diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva, aproveitou para destacar as ações que o órgão vem fazendo. “É essencial o empenho de todos para um trânsito mais seguro, por isso, temos formulado leis, promovido campanhas e garantindo recursos para serem investidos na educação de trânsito. Neste ano capacitamos mais de 3 mil profissionais da área de trânsito em todo o País, maior número alcançado na história do Denatran. Além disso, realizamos palestras voltadas aos estudantes do ensino médio”.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, os deputados federais Hugo Leal, representando a Comissão de Viação e Transporte, Beto Albuquerque, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e Emília Fernandes, autora da Lei 12.006 que obriga as peças publicitárias de produtos oriundos da indústria automobilística a terem mensagens educativas sobre trânsito.
 
O concurso tem o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e a cidadania no trânsito. Nesta edição foram premiados 29 trabalhos, produzidos por representantes de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Prefeitura Municipal de Guará/SP foi homenageada por ter enviado o maior número de trabalhos.
 
 Assessoria de Imprensa do Detran