Fale Conosco

12 de maio de 2009

Paraibana é única do País a participar de curso em Brasília



A paraibana Andréa Giovana Dantas é a única perita oficial do país a participar da etapa final do II Curso de Análise Criminal -Nível Multiplicador. O curso, realizado em Brasília-DF desde o dia 16 de março, é promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, do Ministério da Justiça.

O objetivo é preparar instrutores com embasamento teórico em Criminologia e habilitados a utilizar as ferramentas
eletrônicas mais modernas da análise criminal. A edição anterior aconteceu entre outubro e dezembro de 2008 e formou a primeira turma de analistas criminais da Senasp.

O corpo discente foi formado por 62 profissionais da segurança pública de vários Estados brasileiros e de quatro países do Mercosul – Venezuela, Chile, Uruguai e Peru. Os professores foram renomados especialistas em segurança pública do Brasil e do exterior.  Os representantes estrangeiros encerraram sua participação na sexta-feira, dia 07. Dos Estados Unidos vieram as professoras Sally Olterman e Mary Kirkwood – a primeira é mestre em análise criminal e consultora da Bairsoftware.

A segunda, doutora em análise criminal e analista criminal da polícia do Estado do Arizona. Do Canadá veio o professor Alex Tyakoff, analista de inteligência sênior da polícia canadense e coordenador do programa de Ciências Forenses da British Columbia Universidade, o único programa do gênero no Canadá.

Os alunos estão sendo capacitados para levar aos seus Estados e países de origem conhecimentos sobre análise criminal, promovendo a formação de outros analistas. Dentre os formandos serão selecionados trinta professores para o quadro nacional de professores de análise criminal da Senasp.

Representando o Estado da Paraíba, participou também como aluno o II Tenente PM Vinícius Lima. Além de policiais civis e militares, foram convidados para o curso profissionais das polícias federal e rodoviária federal e do Detran.  O término do curso está previsto para o próximo dia 15.