Fale Conosco

4 de julho de 2012

Paraíba volta a sediar os Jogos Paraescolares



Pelo segundo ano consecutivo serão realizados, na Paraíba, os Jogos Paraescolares. A edição de 2012 é organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Fundação de Apoio a Pessoa com Deficiência (Funad). Os jogos serão realizados, em João Pessoa, nos dias 11 e 12 de agosto, e vão contar com a participação de 85 paraatletas das 14 regiões de ensino da Paraíba.

Para este ano, as modalidades disponíveis no evento são: bocha paraolímpica, goalball, judô e natação. As competições acontecerão na Vila Olímpica Ronaldo Marinho, Funad, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Como o ano passado foi apenas o início do projeto, só houve duas modalidades. Agora, em 2012, os Jogos Paraescolares foram ampliados tanto no número de modalidades quanto no quantitativo de participantes”, explica Gilmar Araújo, um dos participantes.

Outro fator importante dos Jogos Paraescolares 2012 é que não foi cobrada nenhuma taxa de inscrição e os paraatletas de outros municípios terão direito a transporte, alimentação e hospedagem em hotel. “Preocupado com os participantes, o Governo do Estado vai arcar com as despesas necessárias e ainda hospedará todos em hotel. Disponibilizaremos o máximo de conforto para que todos aproveitem o evento”, destaca o secretário da Sejel, José Marco.

Paraíba Paraolímpica - Visando aumentar o número de inscritos, o projeto Paraíba Paraolímpica foi adiado pela coordenação para ter início no dia 27 deste mês. As inscrições continuam abertas na sede da Sejel, em João Pessoa. Em Campina Grande, na Secretaria de Interiorização e Ação Governamental.

O Paraíba Paraolímpica vai oferecer, em João Pessoa e Campina Grande, aulas em seis modalidades: voleibol, futebol para deficientes visuais, goalball e bocha paraolímpica.