Fale Conosco

24 de outubro de 2013

Paraíba vai sediar encontro nacional de Rede Temática de Metodologias Participativas



A Paraíba vai sediar no período de 28 deste mês a 1º de novembro o Encontro Nacional da Rede Temática de Metodologias Participativas, que é destinado a extensionistas das Emater de todo o Brasil. As discussões têm o objetivo de fortalecer o Plano Nacional de Formação Extensionista (PNFE).

O evento ocorrerá na Pousada Aruanã, município do Conde, numa promoção do Governo do Estado, sob a organização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), em parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O encontro será aberto às 14h do dia 28 pelo secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca Merenilson Batista. Em seguida a diretoria colegiada da Emater e os articuladores da Rede Temática de Metodologias Participativas dos 27 Estados iniciam uma rodada de relatos que nortearão os debates sobre os serviços de assistência técnica e extensão rural em todo o território brasileiro e as metodologias por eles utilizadas.

Ao longo da semana, de acordo com a coordenadora do evento, a engenheira agrônoma da Emater Estelita de Andrade Lopes, as discussões vão girar em torno das experiências, das dificuldades enfrentadas e dos avanços alcançados nos últimos anos pelas instituições oficiais de ATER na conjuntura atual, considerando a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Como parte do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), as Redes Temáticas de Metodologias Participativas buscam assegurar a participação das famílias agricultoras como atoras nas decisões em suas unidades produtivas, permitindo a segurança hídrica, alimentar, econômica e ambiental.

Os integrantes da rede na Paraíba são os extensionistas Keila Deininger, Estelita de Andrade Lopes e Paulo Magalhães Uchôa. Entre as principais ações da rede destacam-se articulação com as demais redes temáticas, apoio na criação de redes estaduais, discussão e aprofundamento sobre conceito de metodologias participativas, planejamento de ações envolvendo temas e apoio na elaboração de convênios perante as organizações governamentais e não-governamentais.