Fale Conosco

13 de novembro de 2012

Paraíba vai sediar Encontro Nacional da Assistência Social



A Paraíba vai sediar o I Encontro Nacional do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) entre os dias 4 a 6 de dezembro. O evento vai acontecer na Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa. As inscrições estão sendo realizadas até o dia 30, deste mês, por meio da ficha disponibilizada no site www.fonseas.org.br.

A presidenta do Fonseas, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, disse que o Encontro tem como objetivo debater temas estruturantes e transversais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no âmbito da proteção social brasileira. Ela acrescentou que será um momento importante porque vai contar com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e com a secretária nacional da Assistência Social, Denise Collin, além de gestores de todo o país.

“Iremos difundir conhecimentos relevantes para a qualificação e consolidação do Suas no Brasil. O Encontro é destinado a gestores e equipes técnicas dos Estados, conselheiros estaduais e gestores das capitais. Na ocasião, também será lançada a Revista Fonseas, uma publicação com artigos de gestores sobre os avanços da Assistência Social”, informou.

Programação – A abertura do evento, na noite do dia 4 de dezembro, contará com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, uma das conferencistas da palestra “Proteção Social no Brasil e o enfrentamento da pobreza: pacto federativo no âmbito do Suas”. A palestra terá a coordenação da presidenta do Fonseas, Aparecida Ramos.

No dia 5, pela manhã, a palestra terá como tema “Planejamento e Gestão Financeira no Suas: a nova Norma Operacional Básica”, com a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, e a secretária do Trabalho e Assistência Social do Mato Grosso do Sul, Tânia Garib. À tarde, os participantes serão convidados a integrar a mesa de discussão sobre a temática da manhã.

No último dia, pela manhã, os participantes terão a oportunidade de assistir à palestra “Acompanhamento e Apoio à Gestão Descentralizada no âmbito do Suas: concepção e instrumentos”, com a diretora de Gestão do Suas, Simone Albuquerque.

No período da tarde, o tema será “Prioridades para o Acompanhamento e Apoio a Gestão Descentralizada do Suas: Gestão, Controle Social, Proteção Social Básica e Proteção Social Especial”, que também será proferida por Simone Albuquerque.