Fale Conosco

1 de junho de 2015

Paraíba vai sediar encontro da Rede de Gestores de Fomento e Financiamento à Cultura



A Paraíba foi escolhida como sede para a realização do 8º Encontro da Rede de Gestores de Fomento e Financiamento à Cultura. O evento acontece de 13 a 15 de agosto, em João Pessoa, reunindo gestores e dirigentes responsáveis pelos mecanismos de financiamento à cultura de 16 Estados brasileiros.

A opção pela Paraíba ocorreu durante o encerramento da sétima edição do encontro, realizada entre 28 e 30 de maio, na Biblioteca Nacional, em Brasília.

Para o secretário Executivo do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, Pedro Santos, a realização do encontro na capital paraibana sinaliza a intenção do governo do Estado em aprimorar o seu mecanismo de fomento e fortalecer a integração com os demais Estados e o Governo Federal.

“Será uma oportunidade para refletir de maneira crítica sobre a série de ajustes adotada pela gestão do FIC Augusto dos Anjos, entre 2014 e 2015, tanto em relação aos procedimentos internos, quanto na forma como se apresentou ao público através de editais, comunicação, atendimento e oficinas formativas”, justificou.

Ainda de acordo com o secretário Executivo, a 8ª edição do encontro será marcada pelo lançamento da publicação “FIC Séries Históricas”, apresentando os indicadores referentes aos editais lançados desde 2004, quando o FIC Augusto dos Anjos foi criado.

“Pela primeira vez, teremos a oportunidade de trazer à Paraíba a experiência dos Estados que integram a rede, na medida em que também poderemos apresentar os avanços que tivemos à frente da gestão do FIC, como a criação do nosso sistema de organização de dados e geração de indicadores”, explicou.

A Rede – A Rede Nacional de Gestores de Incentivo e Fomento à Cultura foi formada em novembro de 2013, na ocasião da 3ª Conferência Nacional de Cultura. Entre seus objetivos, destacam-se o estabelecimento de um ambiente permanente de diálogo, a sistematização de dados e geração de indicadores e a solidificação de uma agenda permanente no campo do fomento à cultura.

Entre 2013 e 2014, a Rede realizou sete encontros percorrendo o Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia e Goiás. Para 2015, estão programados encontros na Paraíba, em agosto, e Minas Gerais, em novembro.