Fale Conosco

13 de abril de 2016

Paraíba vai sediar encontro com ministro dos portos e autoridades portuárias do Brasil



A Paraíba vai sediar, no dia 10 de maio, importante reunião com o governador Ricardo Coutinho, o ministro dos Portos, Helder Barbalho, e 25 presidentes de Companhia Docas e portos delegados do país. Essas reuniões mensais de trabalho têm ocorrido em vários estados e em maio será a vez da Companhia Docas da Paraíba organizar o encontro.

A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, tem participado das reuniões que discutem e deliberam sobre pautas comuns entre todos os portos do Brasil. Os encontros já ocorreram em Brasília, Pernambuco, Santos, Porto de Paranaguá e a próxima será em Cabedelo.

A questão alfandegária tem sido um dos principais temas abordados nas reuniões envolvendo todas as autoridades portuárias do país e o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho. Alguns grupos de trabalho foram criados com objetivo de tratar de pauta comum, a exemplo do plano de modernização, guarda portuária, dentre outros.

Gilmara Temóteo informou que a Secretaria de Portos vai implantar um plano nacional de modernização dos portos. “A ideia é existir um modelo comum para todos. Um modelo só de estatuto, de regulamento. Isto vai facilitar a gestão portuária”, avaliou a executiva.  “Essas reuniões têm sido positivas”, concluiu a presidente da Companhia Docas da Paraíba.