João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba vai sediar Conferência Brasil Canadá 3.0 em dezembro

quarta-feira, 24 de outubro de 2012 - 16:26 - Fotos: 

O Governo do Estado lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (24), no Salão Nobre do Palácio da Redenção, a Conferência Brasil Canadá 3.0, que acontecerá de forma inédita no país nos dias 3 e 4 de dezembro, na Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa  O evento,  uma realização do Governo do Estado e do Ministério das Relações Exteriores, está focado para o público empresarial, acadêmico e governamental do Brasil e do Canadá.

A conferência internacional foi apresentada pelo vice-governador Rômulo Gouveia, representando o governador Ricardo Coutinho, que cumpre agenda administrativa no Rio de Janeiro. O chefe de Tecnologia da Informação do Ministério das Relações Exteriores, Franklin Neto, o representante da Embaixada do Canadá no Brasil, Tim Hopkins, e a secretária executiva de Ciência e Tecnologia, Francilene Garcia, falaram sobre a conferência e a importância das mídias digitais para os países.

Inspirada no modelo canadense, que acontece pelo 4º ano consecutivo, a Conferência Brasil Canadá 3.0 surgiu a partir de uma cooperação bilateral entre Brasil e Canadá com objetivo de mapear os principais desafios e as oportunidades que estimulam a economia digital. “Esse evento terá um retorno fantástico para os dois países, suas instituições e para o cidadão, com a ampliação da conectividade e perspectiva de futuros investimentos”, afirmou Rômulo Gouveia.

O vice-governador, que chefiou missão ao Canadá este ano, vem cuidando das tratativas com os canadenses para a realização da conferência.  “Quando o governador Ricardo soube do interesse do governo do Canadá e do Itamaraty em sediar esse evento no Brasil, habilitou a Paraíba e ofereceu as condições exigidas pelos governos do Brasil e do Canadá. Hoje estamos vivendo um momento importante de reencontro do Brasil com o Canadá, pois há 40 anos a Universidade Federal da Paraíba estabelecia pós-graduação em parceria com o país por iniciativa do reitor Lynaldo Cavalcanti e agora está sendo retomada dentro do conceito das mídias digitais”, afirmou.

Rômulo acrescentou que o Governo do Estado está fazendo o seu dever de casa com a instalação da fibra ótica em João Pessoa com um ramal passando por Campina Grande, Patos e Cajazeiras, a construção do Centro de Tecnologia Telmo Araújo (Citta), investimentos na Fundação de Apoio a Pesquisa (Fapesq) e no Parque Tecnológico da Paraíba e na Codata, no sentido de melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos. Ele explicou que no Canadá pode conhecer experiências de uso da tecnologia da informação nas áreas de segurança com monitoramento de viaturas e ruas, na educação, na saúde.

O chefe de Tecnologia da Informação do Ministério das Relações Exteriores, Franklin Neto, informou que o Canadá avançou muito na área de conectividade e tecnologia e que possui um plano de até 2017 possibilitar que todo cidadão possa realizar qualquer atividade ou serviço via internet, a exemplo das relações com os governos, cartórios, educação, consultas. “É lógico que isso representa um benefício e facilita a vida do cidadão. Trazer um evento semelhante para a Paraíba para promover essa discussão dentro de uma perspectiva brasileira é determinante para os dois países”, explicou Franklin.

Tim Hopkins destacou que a conferência é importante para mostrar a população o que tem acontecido na área de conectividade no Canadá e também para apreender com os paraibanos sobre como melhor utilizar as novas tecnologias. “O Canadá avançou muito na interligação das tecnologias e atividades de pesquisa e vê com muito bons olhos o interesse do Brasil, especificamente da Paraíba, cujo Governo do Estado não tem medido esforços para a realização desta conferência”, enfatizou.

A secretária executiva de Ciência e Tecnologia, Francilene Garcia, ressaltou que a conferência discutirá sobre os avanços das mídias digitais no país e as oportunidades para a melhor qualificação dos serviços à população, a formação em TI das universidades e novas oportunidades para o setor empresarial do país.  Ela adiantou que a conferência também possibilitará a montagem das metas para a próxima conferência, que deve ser realizada novamente na Paraíba em 2013.