João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba vai receber no mínimo R$ 1 bilhão do PAC II, a ser lançado nesta segunda

sexta-feira, 26 de março de 2010 - 17:47 - Fotos: 
O ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, anunciou que o Estado da Paraíba vai receber no mínimo R$ 1 bilhão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II, que será lançado nesta segunda-feira (29), em Brasília (DF). Ele informou que os pleitos solicitados pelo governador José Maranhão, como o canal da integração de barragens no Brejo, que vai beneficiar 500 mil pessoas, e a recuperação da malha rodoviária são projetos contemplados com recursos do PAC II.

O anúncio do ministro foi feito durante a solenidade de posse dos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES/PB), no final da manhã desta sexta-feira (26), no Hotel Tambaú, em João Pessoa.

O governador José Maranhão, em seu discurso de posse como presidente do CDES/PB, fez questão de ressaltar a parceria administrativa e política do Ministério das Relações Institucionais do Governo Federal com a Paraíba, órgão que acompanha o desenvolvimento dos projetos relacionados ao PAC no Estado.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, informou que nesta segunda-feira serão apresentados os projetos aprovados pelo Governo Federal para o Estado da Paraíba no PAC II. “O canal de integração do Brejo, divulgado pelo ministro, vai ligar as barragens de Acauã e de Araçagi, obras construídas pelo Plano das Águas. O canal vai proporcionar abastecimento  para 500 mil pessoas e irrigar 15 mil hectares. O projeto beneficiará diretamente cerca de 32 municípios e indiretamente todo o Estado”, comentou.  

O PAC executado pelo Governo da Paraíba atingiu esta semana o mais elevado índice percentual de liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal (CEF) dentre todos os Estados da Federação. “Em primeiro lugar, praticamente atingimos o dobro da média nacional considerando os 27 Estados mais o Distrito Federal”, disse Sarmento.

Programação – Após solenidade de posse dos membros do CDES/PB, o ministro Alexandre Padilha e o governador José Maranhão visitaram obras do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande e a construção de residências, no Bairro do Araxá. Ele encerra visita à Paraíba no município de Patos, onde participa da inauguração de obras de reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas em 2009.

No dia 14 de abril de 2009, a cidade de Patos chegou a registrar chuvas que atingiram 284,6 milímetros, nível muito acima da média histórica (154,5 milímetros). As enchentes e inundações provocaram graves danos à população e infraestrutura do município. Áreas recuperadas e reconstruídas pelo Governo do Estado incluem nove açudes, 11 escolas municipais e um asilo de idosos, 166 casas numa área de 36,10 metros quadrados e recuperação de 208 quilômetros de rodovias municipais e oito passagens molhadas.

Gledjane Maciel, com fotos de Antônio David, da Secom-PB