João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba vai implantar Rede Sim ainda este mês

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013 - 15:29 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom - PB

O Governo do Estado vai implantar, ainda neste mês de janeiro, sob a coordenação da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), a Rede Sim Paraíba, ferramenta que facilita o processo de simplificação e desburocratização de abertura, alteração e baixa de empresários e empresas na Paraíba em até 48 horas. A Rede Sim, que funcionará online, tem como meta principal fomentar e facilitar o empreendedorismo no Estado.

O presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), Aderaldo Gonçalves, destacou que para a implementação da Rede Sim estão sendo aplicados recursos visando aprimorar o núcleo de informática e banco de dados da Jucep. “Será uma nova fase do registro mercantil na Paraíba, o portal vai facilitar a vida dos empresários e demais pessoas envolvidas no setor”, avaliou Aderaldo. Atualmente, a Jucep tem a movimentação mensal de 600 atos, entre abertura de fechamento ou alterações de empresas.

Em outubro deste ano, a Jucep completará 119 anos de fundação. Até lá, todos os 223 municípios estarão integrados ao Rede Sim PB, além das secretarias da Receita, Desenvolvimento Econômico, Saúde,  Administração, Sudema, Agevisa e outros órgãos estaduais. O sistema também terá como instituições integradas o Sebrae, a Federação das Micro e Pequenas Empresas, Fedaração do Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio), Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Conselho Regional de Contabilidade, Delegacia da Receita Federal, Gerência Executiva do INSS no Estado, dentre outras.

O presidente da Jucep destaca que o órgão tem um papel fundamental na história da economia paraibana nesses mais de 100 anos. “Além de ser o cartório onde se registra os documentos de empresas a Junta Comercial é a fonte da história econômica de nosso Estado”.