João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba vacina trabalhadores de saúde e índios contra a gripe A

segunda-feira, 8 de março de 2010 - 16:16 - Fotos: 

A campanha nacional de vacinação contra a influenza A começou, nesta segunda-feira (8), com a imunização dos trabalhadores de saúde e da população indígena. Na Paraíba, estão sendo vacinados os 12.716 índios que vivem em 30 aldeias do Estado e 37.770 trabalhadores de saúde. Para atender a esses dois primeiros grupos (mais de 50 mil pessoas), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios estão com equipes volantes de vacinadores visitando as unidades estaduais de saúde e aldeias até o dia 19, quando será encerrada a primeira etapa da vacinação. 

De acordo com o calendário divulgado pela SES, a segunda etapa acontecerá entre 22 de março e 2 abril, com a imunização das mulheres grávidas, crianças de 6 meses a 2 anos de idade e doentes crônicos (obesos grau 3; pessoas com doenças respiratórias crônicas desde a infância, pulmonar obstrutiva crônica, neuromuscular com comprometimento da função respiratória, hepática e renal; hemoglobinopatias; asmáticos graves, diabéticos, pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos; portadores da síndrome clínica de insuficiência cardíaca e de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica.

O coordenador de Imunização da SES, Walter Albuquerque, explicou que a partir da segunda fase não haverá equipes volantes de vacinadores. “As pessoas devem procurar um dos 1.007 postos de vacinação e unidades de saúde de todo o Estado. É importante levar um documento de identificação e, no caso dos doentes crônicos, um laudo médico ou outro documento que comprove que faz parte do grupo prioritário para imunização”, explicou.

Jovens e idosos – No período de 5 a 23 de abril, será vacinada a população na faixa etária entre 20 e 29 anos; de 24 de abril a 7 de maio,  o público-alvo serão os idosos com 60 anos ou mais, portadores de alguma doença crônica. Entre os dias 10 e 21 de maio, serão imunizadas as pessoas na faixa etária entre 30 e 39 anos.

Para esta campanha a SES está mobilizando 5.583 profissionais que vão atuar em 1.007 postos de vacinação, distribuídos nos 223 municípios do Estado. A meta é imunizar 1.750.000 pessoas até o dia 21 de maio. Cada município deverá fazer a sua estratégia de vacinação com a colocação de postos fixos e volantes.  

O Ministério da Saúde dividiu por grupos prioritários, para dar tempo do restante das vacinas ser produzido. À medida que for iniciando uma fase da campanha, as remessas vão sendo encaminhadas para os Estados, de forma que a campanha contemple todos os grupos prioritários.

Contra pneumonia – A partir desta segunda-feira (8), também já está disponível nos 1.007 postos de vacinação do Estado, a nova vacina que vai imunizar crianças contra a meningite e a pneumonia: a pneumocócica 10-valente. A meta da SES é vacinar 91 mil crianças menores de dois anos. Walter Albuquerque alertou que não se trata de uma campanha e que a partir de agora este novo imunizante faz parte do calendário básico vacinal da criança.

Ele destacou a importância dos pais levarem seus filhos o quanto antes para ser vacinados, porque eles estarão protegidos não só da pneumonia e meningite, mas também de outras doenças, como otites e artrites.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB