João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba Unida pela Paz motiva visita de representantes do Ministério da Justiça

quarta-feira, 30 de maio de 2012 - 18:03 - Fotos: 

Representantes a Secretaria Nacional de Segurança Públic. Foto: Secom-PB

As ações do movimento Paraíba Unida pela Paz, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), motivaram a visita de Andreia Macedo e Marcela Marques, ambas representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/Ministério da Justiça). Desde a segunda-feira (28) elas realizam visitas à sede da pasta, às polícias Militar e Civil, incluindo o Instituto de Polícia Científica (IPC) e delegacias especializadas a fim de traçar um diagnóstico do trabalho desenvolvido para a redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), assim como da atual estrutura dessas instituições.

De acordo com Marcela Marques, visitas como essa estão acontecendo em vários estados da federação, com o objetivo de que seja implementada uma política nacional de redução de homicídios. “A Paraíba, com o Paraíba Unida pela Paz, está entre os estados que já iniciaram esse processo em termos locais, a exemplo de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal”, afirmou.

Andreia Macedo enfatizou que a Seds e as polícias estão de parabéns por terem uma gestão voltada para a preservação da vida. “O esforço é louvável e esse é o caminho para enfrentar esse problema histórico”, disse a representante da Senasp, que permanece no Estado até esta sexta-feira (1º).

O secretário de Segurança, Cláudio Lima, deu destaque à integração e articulação das polícias, bombeiros e outras instituições de segurança, como Ministério Público e Justiça, para os bons resultados obtidos até agora em relação à redução de CVLI na Paraíba. “Estamos quebrando uma curva criminal de crimes contra a vida que só cresceu durante 11 anos e isso não é fácil. Trabalhamos bastante com repressão qualificada e gestão focada em resultados, baseados em política de prevenção”.

Pela redução de homicídios – O movimento Paraíba Unida pela Paz tem como principal foco promover a paz social. A marca é símbolo do atual modelo de gestão em segurança pública adotado no Estado e aposta na participação de toda a sociedade no processo de redução da criminalidade, principalmente os homicídios.

Depois do fórum que aconteceu em julho de 2011 para discutir segurança pública na Paraíba, uma ação de cidadania foi promovida pelo movimento no bairro de Mandacaru, em João Pessoa, na última sexta-feira (25).

Na ocasião, vários serviços oferecidos pelas polícias e bombeiros e de outras secretarias de Estado e Município estiveram disponíveis para a população local. As ações devem ser estendidas em breve para demais bairros da Capital e interior paraibano.