Fale Conosco

5 de abril de 2013

Paraíba terá Núcleo de Pessoas Desaparecidas



assembleia legislativa Dr Gean fotos Ed Malaquias 05 04 2013 230 (2)Um Núcleo de Pessoas Desaparecidas será instalado na nova Central de Polícia Civil de João Pessoa, que em construção no bairro do Geisel. A informação foi dada nesta sexta-feira (5) pelo Secretario executivo de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds), Jean Nunes, durante uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico de pessoas no Brasil. “A criação desde Núcleo já estava planejada e a CPI veio à Paraíba em um momento pertinente e simbólico, pois nesta gestão, além do setor de Análise Criminal e Estatística, responsável por contar homicídios e crimes contra o patrimônio no Estado, já está em pleno funcionamento o Núcleo de Estatística Criminal, para realizar análises criminais com base em números repassados por delegacias de polícia em território paraibano”, afirmou o secretário Jean Nunes.

assembleia legislativa Dr Gean fotos Ed Malaquias 05 04 2013 230Na ocasião, executivo da pasta disse que a Seds está à disposição de outros órgãos a exemplo da Polícia Federal, Ministério Público, Judiciário e sociedade civil tanto para receber denúncias, como para apurar desaparecimentos que possam ter indícios de tráfico de pessoas, dentro e fora do Brasil. “A competência originária para investigar crimes desse tipo é da Polícia Federal, mas a Secretaria não se furta a investigar e repassar para essa instituição qualquer informação que com suspeita de tráfico de pessoas”, frisou.

A CPI é destinada a investigar as causas, consequências e responsáveis pelo tráfico de pessoas no país, no período de 2003 a 2011, compreendido na vigência da Convenção de Palermo (CPI – Tráfico de pessoas no Brasil).