João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba terá 69 postos de monitoramento da qualidade da água

quarta-feira, 14 de março de 2012 - 14:32 - Fotos: 

Foto: Erik Oliveira/Secom-PB

Técnicos da Agência Nacional das Águas (ANA) confirmaram, nesta quarta-feira (14), a instalação de 69 postos de monitoramento de qualidade da água na Paraíba. Os pontos de observação serão implantados em parceira com o Governo do Estado, por intermédio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

A expectativa, segundo Regina Montenegro, técnica da ANA, é que, até janeiro de 2015, os mais de 4,4 mil pontos de monitoramento do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA) estejam funcionando. “Com isso, vamos conhecer a situação dos reservatórios em todo país”, destacou ela, durante encontro realizado nesta quarta, no auditório da Aesa, João Pessoa.

De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Serhmact), 97,5% da água dos açudes monitorados na Paraíba podem ser destinadas ao abastecimento público, depois de receberam o tratamento adequado. Conforme o diretor de acompanhamento e controle da Aesa, Porfírio Catão, o último Índice de Qualidade das Águas (IQA), realizado em 2011 por técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), mostrou que 4,5% dos açudes estão ótimos, 60% bons, 33% estão aceitáveis no que se refere à qualidade da água. “Apenas 1,1% está em situação considerada ruim”, ressaltou.

O PNQA tem como objetivo informar a sociedade sobre a situação das águas superficiais no Brasil, além de orientar gestores na elaboração de políticas públicas para recuperação de rios e reservatórios. Quatro parâmetros básicos são utilizados para analisar a qualidade da água: pH, oxigênio dissolvido, condutividade e temperatura.